x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 21.157

Contabilização do Estoque Material de uso Consumo

KASSIO EMANOEL FARIAS DE SOUSA

Kassio Emanoel Farias de Sousa

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 24 maio 2013 | 16:57

Boa Tarde,

Estou com uma dúvida, Trabalho em uma Construtora, Em nossa contabilidade não tem Estoque, Vai tudo p/ material de uso e consumo( custo da obra), Mais existe muita "sobra " compra demais de materiais de uso e consumo, fazendo com que nosso almoxarifado fique com um " estoque" muito grande, como faço para lançar essas sobras na contabilidade( é muita coisa quase 10.000,00 itens) e quais os impactos fiscais e tributários caso todos os materiais do estoque sejam lançado na contabilidade.

Aguardo a Participação ... Preciso muito de ajuda

Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Sábado | 25 maio 2013 | 00:17

Boa noite Kassio.

O mais correto e acertado é haver um controle do estoque onde estas compras deveriam ser lançadas.

Vamos supor uma situação. Sua empresa compra 10.000,00 de mercadorias e gasta 6000,00. Sobrariam 4000,00.

Temos aqui

D - Material de Uso e Consumo (CR)
C - Fornecedor(PC)
Vr - 10.000,00

Conforme você mesmo mencionou como estas compras são lançadas direto no custo não há como lançar os 4000,00 restantes estes seriam um controle a parte do almoxarifado.

Mas como mencionei o correto é lançar no estoque e ir apropriando os custos na medida que a obra for ocorrendo e/ou o estoque for sendo apurado.

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)
Mikael Oliveira

Mikael Oliveira

Prata DIVISÃO 4 , Consultor(a)
há 11 anos Sábado | 25 maio 2013 | 08:34

Lembrando Kassio Emanoel Farias de Sousa que, pelo princípio da materialidade, entendemos que se os valores estocados na entidade de material para uso e consumo existem em volume considerável, deverão ser "detalhados". Ou seja, em vez de apenas lançar tudo como custo no momento da aquisição, deve-se lançar conforme o colega Paulo Henrique de Castro Ferreira exemplificou. Esta é a análise contábil.

"As coisas podem chegar àqueles que esperam, mas serão apenas as coisas deixadas para trás por aqueles que agem" Abraham Lincoln
ESPERAR SOMENTE EM DEUS!
Mikael Oliveira

Mikael Oliveira

Prata DIVISÃO 4 , Consultor(a)
há 11 anos Sábado | 25 maio 2013 | 08:37

Já em termos fiscais, estes materiais são custos do estabelecimento. Logo, no caso de empresa do lucro real, se você apropria os custos no momento da aquisição dos materiais e não no posterior uso destes na atividade do estabelecimento, a apuração do lucro real e do IRPJ se dará de forma irregular, deixando a empresa passível de infrações fiscais por parte da RFB.

"As coisas podem chegar àqueles que esperam, mas serão apenas as coisas deixadas para trás por aqueles que agem" Abraham Lincoln
ESPERAR SOMENTE EM DEUS!
Mikael Oliveira

Mikael Oliveira

Prata DIVISÃO 4 , Consultor(a)
há 11 anos Sábado | 25 maio 2013 | 08:40

Agora olhando para o nosso lado (o contabilista), por último e não menos importante, o colega terá um trabalho a mais de fazer este controle, ou implantá-lo dentro de seu cliente. Mas com o nível de automação em que vivemos será fácil encontrar alguma solução para automatizar esta informação. Talvez até seu cliente já tenha, falta colocar em prática.

Espero ter ajudado.

"As coisas podem chegar àqueles que esperam, mas serão apenas as coisas deixadas para trás por aqueles que agem" Abraham Lincoln
ESPERAR SOMENTE EM DEUS!
Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 27 maio 2013 | 12:04

Bom dia.

A responsabilidade em ter o controle de estoque fisico é do cliente, salvo ele ter feito com o contador um contrato que o de esta atribuição.

Eu mesmo quando algum cliente pede para fazer controle de estoque ou organizar o que já existe, eu cobro a parte por isso.


att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade