x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 22.337

Como contabilizar ICMS a recuperar de Frete

JOSE CARLOS NAIS

Jose Carlos Nais

Prata DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 24 maio 2013 | 17:41

Boa tarde, Felipe o Icms de frete segue o mesmo principio do ICMS de compra de mercadoria, pode criar um conta de Icms sobre frete em despesas (essa conta será negativa) ou seja, vai diminuir a despesas com frete ou ainda lançar direto na conta de despesas de frete, contra a conta de Icms a recuperar no ativo, mas lembre-se para creditar o ICMS deve levar em consideração a operação principal, ou seja, só aproveita credito de frete de entradas que também dão aproveitamento de credito na nota de compra, ou seja, frete sobre material de consumo por exemplo não será creditado o ICMS pois o material de consumo não permite aproveitamento, e nas vendas (saída) também pode ser aproveitado o credito de ICMS sobre o frete,

espero ter ajudado

J C Nais

Atenciosamente:

JC
Filipe gonçalves

Filipe Gonçalves

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 27 maio 2013 | 13:24

Jose Carlos, quanto ao uso do crédito do ICMS ficou bem claro. Agora resta dúvidas quanto ao lançamento do mesmo na contabilidade. Veja bem, quan a empresa faz venda e nela gera o ICMS a pagar eu faço o seguinte lançamento:

VENDAS
D - Caixa (AC)
a Receita sobre vendas(CR)

DÉBITO ICMS VENDAS
D- ICMS s/ vendas(CR)
a ICMS a recolher(PC)

COMPRAS
D- Mercadorias (AC)
a Fornecedores(PC)

CRÉDITO DE ICMS COMPRAS
D- ICMS a recuperar (AC)
a mercadorias(AC)

Se faço esses lançamentos para compras tanto quanto para vendas, não ficou claro para mim quanto ao ICMS que tenho de crédito sobre o frete. Você falou em lançar o ICMS s/frete em despesas(CR)mas nas compras de mercadorias eu lanço o ICMS a recuperar na conta MERCADORIAS no Ativo Circulante. Será que esse ICMS de frete não teria que ser lançado também no Ativo Circulante?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: