x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 144.595

lançamento contabil inss a compensar

SELMA LUCIA FERREIRA MERCHIOLI

Selma Lucia Ferreira Merchioli

Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 28 maio 2013 | 10:09

Bom dia, estive procurando sobre INSS a compensar mais pouco coisa achei, e nada que pudesse esclarecer minha duvida, estou realizando a contabilidade de uma empresa, e estou com duvidas referente ao inss a compensar como fazer o lançamento contábil, por favor preciso de lançamento por lançamento,pois tenho muitas duvidas, se ja tiver alguma coisa relacionada a isso aqui na comunidade, por favor me digam como possar acessar pois não consegui achar nada. grata pela atenção de todos.

NATÁLIA GUEDES

Natália Guedes

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 28 maio 2013 | 10:33

Bom dia Selma Lucia Ferreira Merchioli, vou te passar alguns lançamentos e você vê se te ajuda ok?

INSS compensado por salário Maternidade
1° lançamento:
Provisão do INSS
D= Salários e ordenados a pagar
C= INSS a recolher
VALOR= integral de INSS, sem nenhuma dedução.

2° lançamento
Provisão de compensação:
D= INSS a recolher
C= INSS a compensar
VALOR= Salário maternidade + salário família

3° lançamento
Pagando INSS
D= INSS a recolher
C= caixa/banco
VALOR= da guia

* Esses lançamentos são feitos quando ha valor a ser recolhido de INSS, se o caso for quando não sobra valor (folha de pagamento gera saldo negativo) deve-se fazer o seguinte:
Fazer a diferença entre o salário maternidade com o valor negativo do INSS, o resultado vai ser o valor a ser compensado.

JOSE CARLOS NAIS

Jose Carlos Nais

Prata DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 28 maio 2013 | 10:37

Bom dia, Selma

É fácil esse lançamento você deve constituir uma conta no ativo, no grupo impostos a compensar ou restituir(grupo varia de plano para plano) com a conta INSS A COMPENSAR, ela será contra partida para lançar os valores a compensar futuramente exemplo:

LANÇAMENTO DE CONSTIRUIÇÃO A VALOR A COMPENSAR

D- INSS a Compensar (ativo)
C- Salários a pagar (passivo)
Valor a ser lançado (Salario maternidade pago pela empresa a compensar na Guia)

LANÇAMENTO DE COMPENSAÇÃO
D-INNS a Recolher (Passivo)
C- INSS a Compensar (ativo)
Valor a ser lançado e o permitido na compensação na competência,

Obs.: se o valor da guia não permitir a compensação total o saldo remanescente na conta INSS a compensar(ativo) pode ser transferido na próxima competência.

espero ter ajudado

Atenciosamente:

JC
valdirene de jesus silva rocha gonçalves

Valdirene de Jesus Silva Rocha Gonçalves

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 11 setembro 2013 | 12:15

bom dia
Esotu com um saldo de INSS A COMPENSAR no meu ativo, este saldo vem de 04/2006 e descobri que foi pago em duplicidade, por que em 2010 fora pago novamente, preciso de ajuda com relação ao saldo que ficou.. Se foi pago como lançar para zerar o pagamento. Se não foi pago, qual procedimento a ser tomado?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade