x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 2.623

lançamentos contábeis (despesas)

Roberta R.

Roberta R.

Iniciante DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 30 maio 2013 | 21:18

Olá, sou nova aqui no Contábeis, e estou com algumas dúvidas, gostaria muito de entender como se faz os lançamentos de abertura de orçamento, referentes à despesas com produtos alimentícios(como o leite por exemplo)na merenda escolar; a dotação da despesa quando se firma o contrato e se permite o pagamento; e como faço pra lançar o pagamento dessas pela tesouraria. Como lanço esses procedimentos na contabilidade de uma prefeitura?

Ficaria muito agradecida se alguém me ajudasse. Obrigada

Nilton Dias Lima

Nilton Dias Lima

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 6 junho 2013 | 09:30

Tatiane, este procedimento adotado pelo seu cliente fere o principio da Entidade e deve ser evitado.

O que dar para fazer é o que o colega João Carlos informou efetuar uma retirada de Pro-labore, Ex:

No final do mês ao fazer a Folha insira o Pro-labore, e no decorrer do mês seguinte vai Debitado Pro-labore e creditando Banco, até o limite do valor do Pro-labore.

Outro procedimento que pode ser adotado é a distribuição de Lucro, se no balanço a empresa apresenta Lucro acumulado, você pode transferir o valor para "Lucro a Distribuir (PC)" e ir Debitando Lucro a Distribuir e creditando Banco, porem deve ser observado que a empresa não pode ter debito com o fisco, e lançar o valor dos Lucros Distribuído no DIPF do sócio.

Outro Procedimento que pode ser adotado e que eu considero não convencional é o "Adiantamento a Sócio (AC)", debita adiantamento e credita Banco, e quando for possível da baixa usando Lucro Acumulados.

Sugiro dar uma lida neste Tópico - Link Aqui aonde um assunto parecido foi bem discutido.

Jalson Galvão Lopes

Jalson Galvão Lopes

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 6 junho 2013 | 14:48

Antônio Carlos,

Eu também estou com esta mesma dúvida, acredito que esteja faltando lançamentos na sua resposta, pois os lançamentos ser referem a:

1) abertura de orçamento, referentes à despesas com produtos alimentícios(como o leite por exemplo)na merenda escolar

2) a dotação da despesa quando se firma o contrato e se permite o pagamento

3) e como faço pra lançar o pagamento dessas pela tesouraria

Pode nos ajudar por favor?

Roberta R.

Roberta R.

Iniciante DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 6 junho 2013 | 21:27

Muito obrigada pela ajuda Antonio.
E sobre a minha dúvida, andei me informando, e vi que tem mais gente precisando de ajuda, Jalson os lançamentos para o caso, precisam de valores, mas é mais fácil entender os Procedimentos na contabilidade sobre essas questões para atribuí-las com determinados valores que deverão estar em seu conhecimento do trabalho.
Praticamente é o processo: Licitação, empenho, liquidação e pagamento; que são respectivamente na ordem a, b e c pedida.
Se informe sobre estes processos; provavelmente vão ajudar-lhe a entender melhor este assunto.
Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade