x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 3.094

Aplicação de superávit

Daiane Pires

Daiane Pires

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 6 junho 2013 | 00:06

Boa tarde caros colegas, iniciei na área contábil a pouco tempo e estou com várias dúvidas a respeito da contabilidade em igrejas. Já busquei alguns tópicos e encontrei muito material, mas ainda tenho dúvidas. A situação é a seguinte: encerrei o balanço referente 2012 e foi apurado um valor de superávit. A minha pergunta é, como distribuo este saldo no exercício seguinte? Ele permanece na conta superávit acumulado? Devo transferir para a conta caixa e dar seguimento até o encerramento do próximo exercício? Enfim, preciso esclarecer esses detalhes.

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a) Administrativo
há 11 anos Quinta-Feira | 6 junho 2013 | 14:55

Boa tarde, Daiane Pires.

A Igreja é uma entidade filantrópica, isenta de imposto de renda (CF/1988, art. 150, VI, "b" e Lei n º 9.532, de 1997, art.15).

O superávit permanece em conta no Patrimônio Líquido, conta: Superavit do Período para ser absorvido por déficit do ano seguinte.

Note que todos os recursos auferidos deverão ser integralmente aplicados na entidade, não sendo permitida a distribuição. Havendo superávit, como seu caso, a igreja deve investir em benefícios dela - mesmo que seja no ano-calendário subsequente.

A apuração de superávit não deve ser habitual, haja vista a igreja pode perder a isenção tributária.

Veja na págins da RFB abaixo orientação completa e faça sua leitura. Lhe ajudará significativamente, Ok! www.receita.fazenda.gov.br

Abraços.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade