FÓRUM CONTÁBEIS
CONTABILIDADE
respostas 2
acessos 4.351
Lançamento Contábil de Imposto Trimestral
Sirlene Garcia
Prata DIVISÃO 2 , Autônomo(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 13 junho 2013 | 12:24
Boa tarde a todos!
Caros colegas tenho dúvuda sobre os laçamentos contábeis dos impostos apurados trimestralmente no caso das empresas Tributadas pelo Lucro Presumido. Como ficaria o Lançamento da CSLL, do IRPJ e do ISS? O município de São Paulo possui ISS fixo recolhido trimestralmente para os Prestadores de Serviço de Sociedade Simples estabelecidos no município. O Tomador retém mensalmente parte da CSLL e do IRPJ, o ISS é 100% responsabilidade do prestador indiferente do valor dos serviços, como disse acima o valor é fixo. Agradeço se alguém puder dar exemplos de lançamentos. Já pesquisei muito neste site e em outros, segui alguns exemplos, más não deu certo.
Grata
Sirlene Garcia
Ueslei Rocha
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 14 junho 2013 | 08:49
Prezada Sirlene, bom dia.
Temos duas situações:
1ª É aconselhável lançar estes valores dos Impostos MENSALMENTE independente da forma de tributação ser LP ou REAL, pois a contabilidade obedece ao princípio da competência correto, imagine que a empresa apurou em Jan/xx o valor de 200 mil reais de IRPJ e CSLL à recolher, sabe-se que ela somente vai recolher em abril/xx mas temos que ter essa ''provisão'' em Janeiro para que o empresário tenha uma visão e dê tempo de planejar seu caixa para este desembolso, imagine que estes valores se repitam e em abril você mande uma guia de 600 mil reais, ele com certeza irá achar um valor alto, então independente se é Mensal, Trimestral ou Anual, lançamos de forma mensal ok.
Agora se você não tem esse costume, e lança em 31/03 a provisão dos três meses o lançamento fica assim. independente se é mensal ou trimestral ok.
D- IRPJ (Dedução Receita)
C- IRPJ a recolher
Os outros impostos seguem a mesma regra.
Att.
Ueslei
"Limitações são fronteiras criados pela nossa mente "
Sirlene Garcia
Prata DIVISÃO 2 , Autônomo(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 14 junho 2013 | 15:57
Obrigada pelas informações.
Então ficaria assim?
Na emissão da nota:
D - IRPJ (Dedução da Receita)
C - IRPJ a recolher (PC)
No pagamento do imposto ao final do trimestre devo lançar o valor total em:
D - IRPJ a recolher (PC)
C - Bancos (AC)
Está correto?
Quanto as retenções que o Tomador faz desses mesmos impostos IRPJ e CSLL a regra é a mesma?