Fernando Souza
Iniciante DIVISÃO 2 , Analista CustosGostaria de saber qual é o procedimento correto para contabilização de nota fiscal complementar de importação.
Segue um exemplo que demonstra melhor minha dúvida:
- Em 27/05/13 é contabilizada a NF de entrada da mercadoria importada;
- Mercadoria entra no estoque;
- Mercadoria é consumida no dia 29/05/13. Nesse momento ainda não foi registrada a NF complementar e, portanto, a mercadoria é consumida com o custo da NF de entrada;
- Em 01/05/13 despachante apura as despesas do desembaraço e a NF complementar é emitida;
- Portanto, NF complementar é contabilizada em mês posterior ao da entrada da mercadoria.
Perguntas:
1) Como devo proceder com a NF complementar quando não tenho mais a mercadoria? Ou seja, Físico = 0 / Contábil = R$ da NF complementar. Como a mercadoria já foi consumida, para onde eu jogo esse valor que foi para o estoque sem lastro físico?
2) Caso a mercadoria ainda estivesse no estoque, o custo médio no mês 05/2013 estaria errado, pois a NF complementar entrou no mês seguinte. Como tratar essas situações?
Já pensei em bloquear a utilização da mercadoria até que a NF complementar seja contabilizada, mas na prática não é viável, pois muitas vezes tratam-se de matérias-primas extramente necessárias para a produção.