x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 4.471

Lançamento Contábil - Cheques

Stheffane Lucena

Stheffane Lucena

Bronze DIVISÃO 2 , Secretária
há 11 anos Segunda-Feira | 17 junho 2013 | 17:30

Boa tarde !

Gente preciso muito de ajuda. Tem um tempo que não trabalhava mais com contabilidade e acabei esquecendo muita coisa, principalmente a que se refere a conciliação contábil de muitas contas.

Como devo lançar os cheques emitidos e não compensados na data correta? Ex:

Cheque nº 00123 data 01/02/2013 valor 100.000,00 compensado em 10/05/2013.

Eu lanço ele somente quando acontecer o pagamento ou lanço na data de emissão e deixo as contas do banco dando diferença? O problema de ir deixando dar diferença e que trabalho numa instituição muito grande e acabam acumulando muitos cheques. Socorro! hehhe

ANTONIO CARLOS DUDU DA SILVA

Antonio Carlos Dudu da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 17 junho 2013 | 17:38

Boa tarde stheffane,

Os cheques já emitidos e ainda não compensados na data do Balanço, normalmente devem ser lançados à débito da conta "Bancos Conta Movimento" no Ativo Circulante e a crédito da conta "Cheques a Compensar" como redutora da conta no Ativo Circulante.

É uma conta de natureza credora, por isto entende que deva ser demonstrada como redutora da conta "Bancos Conta Movimento" no Ativo Circulante.

Espero ter ajudado,

Dudu.

Tributu's Contábeis - Direcionada Serviços

"Não caminhe atrás de mim; eu posso não liderar.
Não caminhe na minha frente; eu posso não seguir.
Simplesmente caminhe a meu lado e seja meu amigo."
Stheffane Lucena

Stheffane Lucena

Bronze DIVISÃO 2 , Secretária
há 11 anos Terça-Feira | 18 junho 2013 | 08:15

Muito Obrigado Dudu,

Me confundo muito pois meu Superior aqui no setor utiliza uma metodologia diferente para não ter que conciliar a conta cheques a compensar e acabei me confundindo.

Luiz Dália

Luiz Dália

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 18 junho 2013 | 08:25

Stheffane, bom dia!!
A forma que Antônio Carlos falou está corretíssima.
Embora, exista outra forma de agirmos.
Geralmente, quando fazemos a composição de saldo das contas correntes e planilhamos, o mesmo constará como pendente e a baixa normalmente no ativo.
Agora, como dito, o interessante é que o saldo da conta esteja composto.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: