x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.132

Capital Social parado.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Sábado | 24 novembro 2007 | 09:48

Pessoal,

Tem uma empresa que foi aberta em 1996, mas nunca teve movimentos.
No contrato social registrado na data, consta que o Capital Social foi integralizado.
Sendo assim, quer dizer que a empresa teve R$ 10.000,00 de caixa parados.
Existe algum problema nisso??

Fiz o balanço da emrpesa com R$ 10.000,00 de Caixas (AC) e R$ 10.000,00 de Capital Social (PL), mas estou em dúvidas por causa da data da integralização do capital, que tem mais de 10 anos.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Sábado | 24 novembro 2007 | 11:33

Bom dia Wilson,

O ideal é que você faça um levantamento dos bens e direitos e das obrigações da empresa com vistas a elaboração de um Balanço de Abertura nos moldes do indicado pelo Claudio Rufino.

Na falta de dados, quero dizer, se a empresa simplesmente foi constituída e ficou inativa por todo este tempo não tendo portando elementos para formação do Balanço de Abertura, o que deve prevalecer é o bom senso.

Isto porque é inaceitável que alguém mantenha R$ 10.000,00 em espécie no Caixa da empresa por mais de dez anos. É, portanto, indiscutível que os sócios para qualquer eventualidade tenham gastado o dinheiro.

Sem querer me aprofundar no mérito da questão, há que se considerar (também) que via de regra a integralização do Capital Social em empresas pequenas se dá de maneira tácita, isto é, não há a verdadeira integralização posto que não seja disponibilizado o dinheiro como determina a lei.

Pelo até então exposto sugiro que no Balanço de Abertura a contrapartida do Capital Social não seja a conta Caixa e sim a de Prejuízos Acumulados em Suspenso.

Cabe lembrar que estes prejuízos a despeito de reconhecidos pela legislação do Imposto de Renda, não podem ser objeto de absorção futura.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade