José Marcos Bezerra
Prata DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBom dia a todos os integrantes.
Por favor, se puderem me ajudar na minha dúvida, ficarei muito grato:
* Um grupo de motoristas se reuniram e formaram uma associação sem fins lucrativos, devidamente registrada em cartório, sendo formada por presidente, vice-presidente, tesoureiro, 1º e 2º secretário. Cada um deles, contribuiu inicialmente com uma quantia de R$ 1.000,00.
* Atualmente existem aproximadamente duzentos associados, os quais pagam aproximadamente R$ 200,00 reais a titulo de rateio.
* Com dinheiro arrecadado, são realizados pagamentos de rastreamento dos veículos dos associados, em caso de acidentes com os veículos, todos os associados se reuniram e arcarão com os reparos necessário nos veículos através de rateios.
* Em caso de perda total do veículo, o sinistro é vendido e o dinheiro conseguido na venda, ajudará na compra de um outro veículo para o associado.
Dúvida: Não sei como registrar contabilmente a formação desta associação; como dar entrada no(s) rateio(s) realizados, no caso da venda do veiculo sinistrado, como registrar a entrada deste dinheiro.