x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 4.840

Despesas Antecipadas e Fluxo de Caixa

Erik Draganov Santos

Erik Draganov Santos

Bronze DIVISÃO 2 , Analista
há 11 anos Segunda-Feira | 1 julho 2013 | 19:20

Olá pessoal!

Embora eu não seja contador, me interesso muito pela matéria e estou tentando aprimorar meus conhecimentos.

Gostaria de solicitar, gentilmente, um apoio em relação à algumas dúvidas relacionadas à correta forma de contabilizar Despesas Antecipadas e sua relação com o Fluxo de Caixa de uma empresa.

1-) Sempre que leio artigos relacionados à Despesas Antecipadas, verifico que a maior parte dos exemplos apresentados dizem respeito a pagamentos realizados em um determinado exercicio e que serao lançados como despesas somente ao longo do proximo exercicio (1 ano completo, por exemplo), quando efetivamente usarmos os bens. Podem existir despesas pagas em um ano e usufruidas por muitos anos?

2-) Em um cálculo de fluxo de caixa pelo método indireto, uma redução da conta Despesas Antecipadas é considerada uma entrada de caixa. Porém, ainda não consegui entender isso muito bem. Por exemplo: digamos que em 12/X1 eu efetue um dispêndio de R$ 3.000 para pagar aluguéis antecipados ao longo do proximo ano, X2. Pela lógica, em 12/X1:

C - Caixa - R$ 3.000,00
D - Despesas Antecipadas - R$ 3.000,00

Ao longo dos próximos meses, a partir de 01/X2, efetuarei:

C - Despesas Antecipadas - R$ 250,00
D - Despesas com Aluguéis - R$ 250,00

Agora, digamos que eu tenha que elaborar uma Demonstração de Fluxo de Caixa em 30/06/X2. Nesta data, a conta Despesas Antecipadas estará com saldo devedor de R$ 1.500,00, uma redução de R$ 1.500,00 portanto.

Pelo que li sobre DFC pelo modo indireto, devemos somar ao Lucro Líquido do período qualquer redução de ativo. Neste caso, eu teria que somar ao LL em 30/06/X2 os R$ 1.500,00 de redução da Conta Despesas Antecipadas.

Agora, finalmente, a dúvida: li materiais onde o autor explica que a soma simplesmente é o retorno ao LL de uma despesa que, na verdade, não afetou o caixa no ano corrente, visto que a despesa foi efetivamente paga em X1. Assim devemos somá-la ao LL para chegar no valor correto do caixa.

Em outros materiais, os R$ 3.000 em X1 foram pagos para todo o ano de X2 e os R$ 1.500,00 seriam outras despesas incorridas para pagar algo ao longo de X3. O aumento de caixa seria simplesmente por que paguei mais em X1 e menos em X2 e essa diferença gerou uma economia que aumenta o caixa.

Qual das duas abordagens é a correta? Ou as duas estão corretas?

Termino desculpando-me pelo texto muito grande e agradeçendo, antecipadamente, se alguém puder se manisfestar.

Muito obrigado,
Erik

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade