x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 4.143

construção em imóvel adquirido por comodato

andrea miranda

Andrea Miranda

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 2 julho 2013 | 17:18

Boa tarde, uma associação adquiriu um terreno da prefeitura em comodato (50 anos) como devo fazer o lançamento contábil disso; e também ela começará a construir no local, como lançar os gastos com essa construção, qual conta deverei usar???

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 2 julho 2013 | 18:21

Prezada Andrea,

O terreno você deve contabilizar numa conta denominada "Bens de terceiros", já a construção do imóvel será contabilizado na conta "Imóvel em construção" e quando a construção do mesmo estiver concluído você irá transferir o seu saldo para a conta "Benfeitorias em Bens de terceiros" e começará a deprecia-lo.

At.
Marcos Vinicius

andrea miranda

Andrea Miranda

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 3 julho 2013 | 08:21

Na aquisição do terreno qual conta eu debito e qual eu credito?
e na construção do imóvel eu debito imóvel em construção e credito o tipo de mat. que estou comprando (pedra, areia, telhas, cimento, gastos com mão de obra)????

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 3 julho 2013 | 08:34

Andrea,

A contabilização é a seguinte:

1. Terreno em comodato
D - Bens de terceiros em comodato (ANC)
C - Bens de terceiros em comodato a devolver (PNC)

2. Construção do imóvel - nessa situação a conta credito varia de acordo com cada situação
D - Imóvel em construção (ANC)
C - Fornecedor (PC)
C - Salários e encargos a pagar (PC) - caso a obra seja realizada por funcionários da empresa

2. Termino da obra
D - Benfeitorias em bens de terceiros (ANC)
C - Imóvel em construção (ANC)

At.
Marcos Vinicius

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade