Joao Aparecido de Jesus
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Eu estava olhando um plano de conta e encontrei uma conta do ativo Circulante denominada:
- Banco Conta vinculada
Gostaria de saber em que situação utilizarei esta conta?
respostas 8
acessos 42.834
Joao Aparecido de Jesus
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Eu estava olhando um plano de conta e encontrei uma conta do ativo Circulante denominada:
- Banco Conta vinculada
Gostaria de saber em que situação utilizarei esta conta?
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa noite João,
Bancos conta Vinculada
Representam depósitos em contas especiais feitos pela empresa tais como:
Depósitos vinculados para liquidação de contratos ou importações.
Depósito vinculados à liquidação de empréstimos etc...
Pode ser classificada no Ativo Circulante ou Ativo Realizável a Longo Prazo, conforme o caso.
...
Mario de Oliveira
Bronze DIVISÃO 1 , Não InformadoAcredito eu neste momento é você entender o aspecto financeiro para depois contabilizar este aspecto.
Na verdade a conta vincula é uma conta corrente com cláusulas no contrato, onde o banco se garante com o poder de liquedez da empresa( seu cliente ), quando o banco financia o seu cliente que pode ser na modalidade de capital de giro, conta garantida, emprestimo, carta de crédito de importação.
Por exemplo quando o banco libera uma conta garantida para um cliente com prazo máximo de vencimento de 180 dias, e com um limite de r$ 100.000,00, o banco exige uma garantia que poder ser através aval/fiança(nota promissória), alienação fuduciária.
Mas na prática o banco quer controlar o poder de liquedez do próprio cliente.
Para o banco liberar a conta garantida no valor de 100.000,00, o próprio banco exige por exemplo do cliente que seja dado em caução os realizaveis como: cartões de crédito, duplicatas a receber. Quando por exemplo os clientes da empresa vão pagando as duplicatas, o dinheiro recebido pelo banco entra nesta conta vinculada, para garantir o pagamento da conta garantida, mas dependendo como a empresa vai enviando novas duplicatas a receber e sobra limite de garantia, o banco liberar da conta vinculada para uma conta corrente, onde o correntista pode emitir cheque.
O lançamento qdo liberado a conta garantida
D=BANCO CONTA MOVIMENTO(ATIVO)
C=CONTA GARANTIDA ( PASSIVO) 100.000,00
QDO O cliente recebe um total das duplicatas por exemplo 10.000,00
D=CONTA VINCULADA
C=DUPLICATAS A RECEBER
SE O cliente mandar novas duplicatas, entao o banco liberar da conta vinculada para conta corrente
D=BANCO CONTA MOVIMENTO(ATIVO)
C=CONTA VINCULADA ( ATIVO REALIZAVEL)
SE o cliente não tiver mais duplicatas novas para mandar para o banco, o bco realiza quitação parcial da conta garantida
D=CONTA GARANTIDA(PASSIVO)
C=CONTA VINCULDA ( ATIVO REALIZAVEL)
Este tipo de menanismo com conta vinculada é muito dinâmico.
Espero ter atendido sua dúvida.
Conta vinculada é realizavel, não faz parte do disponível, porém se a empresa manter limite sobrando com o banco, poderá ser transferido para o disponivel.
Atenciosamente
Mário
Jose Luiz Spranger da Silva
Prata DIVISÃO 2 , Administrador(a)Boa noite amigos
Como faço o lançamento de uma caução dada em garantia de pagamento de locação de empresa nova. O contrato é de um ano, ou seja o valor depositado somente estará disponivel após esse períodio ? Parcela essa de capital social.
Luiz José
Emérito , Contador(a)Bom dia José Luiz.
Como o valor só vai estar disponível no exercício seguinte, pode lançar no RLP a credito de Caixa/Bancos (AC), veja se no plano de contas existe uma conta de Garantia de Locação, ou Depósito de Caução ou coisa parecida, se não tiver cria uma.
Jose Luiz Spranger da Silva
Prata DIVISÃO 2 , Administrador(a)Muito obrigado Luiz José e um bom fim de semana.
Valeria
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar ContabilidadeBoa Tarde!
Estou com uma duvida não consigo desvendar, poderia me ajudar por favor.
é o seguinte:
Estou contabilizando uma empresa EPP.
Todas receitas é ref a serviços prestados.
Todas receitas a empresa recebe em banco Movimento.
No ano q estou fechando entrou de credito "NOTA PROMISSORIA" mas estas notas promissorias não é ref a serviços prestados q a empresa recebeu.
Não sei qual foi a finalidade deste credito. poderia abrir uma conta no plano de contas q " jogar " este valor, pois não posso lançar e cliente diversos pois não teve emissão de serviços prestados..
NO extrato esta assim
desconto NT PROMISSORIA entrando na conta da empresa um valor de 23.502,00. ( MAS NÃO É RECEITAS )
Pois se lançar como clientes não bagunçar a minha conciliação de clientes a receber q esta redondinha.
Se puder me dar uma dica eu agradeço muito, estou quebrando minha cabeça para chegar em um conceito correto.
Obrigada
Valeria
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa tarde Valeria,
Ao invés de tentar "adivinhar" a origem do crédito, você deve entrar em contato com os responsáveis pela movimentação desta conta bancária e interrogar-lhes acerca do assunto.
Como você mesma afirma, se sua conciliação dos valores a receber (na conta Clientes) está correta, provavelmente este crédito trate-se de empréstimo com caução de Nota Promissória ou qualquer outra modalidade que o valha.
De qualquer maneira, a contabilidade não se fundamenta em especulações, vale dizer que sem sabermos exatamente do que se trata, não há como orientá-la adequadamente.
...
Valeria
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar ContabilidadeBoa Tarde
Saulo, Obrigada pela sua atenção, ja pesquisei muito sobre este possiveis assuntos de NT promissoria na internet, eu concordo com vc em interrogar os responsaveis, mas eu fui ate a empresa p perguntar pois o financeiro de lá, deveria saber do q se tratava o assunto das NT, e este lançamento foi em 2006, a minha cliente não lembra mais do q foi este recebimento de NT, ela disse p eu fazer qualquer coisa, pois NÃO LEMBRAVA q na epoca era uma verdadeira bagunça lá....
Bom vc teria assim alguma dica p eu lançar estes valores se eu não lançar essas NT PROMISSORIAS na conciliação de banco movimento deste periodo não vai bater o saldo do banco.
Muito Obrigada
Infelizmente na vida em nossa profissão nos aparece pessoas assim q pensa q contador é mágico, tem bolinhas de cristal..rs pois ela quer este balanço fechado...rs.ve se pode isto...
Muito obrigada
Valeria
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade