x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 13.139

Lançamentos contábeis

MARCOS EDMILSON BONFIM ALVES

Marcos Edmilson Bonfim Alves

Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 17 anos Terça-Feira | 4 dezembro 2007 | 09:13

O Site é nota 10.

ASSUNTO - CONTA SINTÉTICA E ANALÍTICA: LANCAMENTO CONTÁBIL BAIXA DE ESTOQUE DE MERCADORIA POR DETERIORIZACAO.

Estou tendo dificuldade em classificar as contas acima, dentro do Plano de Contas. Por gentileza nos auxilie, pois estou mas nao reuno seguranca.

CONTA SINTETICA - GRUPO - DESPESAS NAO OPERACIONAIS

D-Perdas de Estoque (CR)
c- Estoque (AC)

D - ICMS S/Vendas
C - ICMS a Recolher

Contamos com habitual colaboracao.

Antecipo agradecimento
Marcos Edmilson

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 4 dezembro 2007 | 10:00

Marcos, as contas analíticas, são aquelas que receberão os lançamentos contábeis ok? enquanto que as contas sintéticas são as contas totalizadoras das analíticas. No seu caso está correta a classificação.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
José Roberto Calazans da Silva

José Roberto Calazans da Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Não Informado
há 17 anos Terça-Feira | 4 dezembro 2007 | 10:42

Bom dia Marcos,

O Grupo de resultados não operacionais limita-se a pequeno número de operações.

A Lei das Sociedades por Ações, na verdade, não fornece detalhes de seu conteúdo, somente mencionando, em seu art.187, que após o resultado operacional devem aparecer "as receitas e despesas não operacionais".

Todavia, em face do conteúdo dos resultados operacionais, e considerando os conceitos complementares contidos na legislação de Imposto de Renda, aceitos pela Contabilidade, temos que, em suma, e exceto por um outro tipo adicional de resultado, somente farão parte dos resultados não operacionais os lucros ou prejuízos na venda ou baixa de bens do Ativo Permanente.São resultados não operacionais, portanto, os resultados nas baixas ou alienação de investimentos, de ativo imobilizado ou ativo diferido.A tais resultados a legislação fiscal dá o nome de Ganhos e Perdas de Capital.

A baixa de estoque de mercadorias para revenda por motivo de deterioração deve ser considerada como RESULTADO OPERACIONAL. Caso seja bem do ativo permanente aí vc deve considerar como resultado não operacional.

SDS,

José Roberto

MARCOS EDMILSON BONFIM ALVES

Marcos Edmilson Bonfim Alves

Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 17 anos Terça-Feira | 4 dezembro 2007 | 11:22

Sr. José Roberto, inúmeros agradecimentos pelo excelente esclarecimentos. O meu questionamento refere-se a mercadorias (produtos alimenticios) e neste caso, gostaria de saber se os procedimentos, abaixo, estão Classificados corretamente:

CONTA SINTÉTICA NO GRUPO: Despesas Operacionais

CONTAS ANALÍTICAS:

1º) Pela baixa no Estoque
D- PERDAS DE ESTOQUE (CR)
C- ESTOQUE (AC)

2º) Pela apuracao de ICMS
D - ICMS S/Vendas (CR)
C - ICMS a recolher (PC)

Mais uma vez obrigado e ficarei no aguardo

Fabiane Galhardo

Fabiane Galhardo

Bronze DIVISÃO 1 , Não Informado
há 16 anos Segunda-Feira | 25 agosto 2008 | 18:07

Oi Claudio Rufino,

Pelo que vejo vc sabe muito, bem preciso de uma ajuda...
Sou estudante de Ciências Contábeis e pouco sei de lançamentos, minha área mesmo é sobre Abertura/ Alteração e Encerramento de Empresas....
Preciso de uma ajuda....
Tenho um trabalho para fazer que consiste no seguinte:
Uma empresa que abriu no mês de Julho/2008 e teve as seguintes situações:
- Capital Social R$ 10.000,00 (50% cada sócio);
- Pagamento de taxas JUCESP busca de nome 9,00 e registro do contrato social R$ 59,06
- Xerox, sedex, autenticações R$ 67,30
A empresa é lucro presumido e prestado de serviços na área de marketing e emite uma nota fiscal de serviços de R$
4.000,00 ao mês.
Como eu faço os lançamentos iniciais? com as despesas de abertura + impostos..... e somente 1 sócio possui uma retirada de pro-labore de 31% sobre o valor de R$ 450,00 = 139,50.
Se puder me ajudar...agradaceria muitooooo....

Obrigada

Fabiane Galhardo

LUCIANAO LIVEIRA

Lucianao Liveira

Iniciante DIVISÃO 5 , Não Informado
há 15 anos Quarta-Feira | 3 fevereiro 2010 | 13:57

boa tarde tenho uma duvida em uma empresa por exemplo: um mercado as mercadorias perdidas, ou que estragam como frutas e verduras ou produtos vencidos, este mercado trabalha no lucro real com ir e cssl trimestral, devo fazer uma nota de perca qual o código que posso utilizar, com esta nota terei o credito para o icms e para o ir e a cssl ou só para o icms. espero que possam me ajudar..........

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade