Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.025

Contabilização: refeição fornecida p/ colaborador

ROSMARY SILVEIRA DE AQUINO

Rosmary Silveira de Aquino

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 11 julho 2013 | 15:53

Como um restaurante faz pra contabilizar a refeição que fornece aos seus colaboradores? Não tenho como comprar pra uso e consumo, pois a maior parte do produto final será revendido. Sou obrigado a emitir nota dessas refeições? Se não, como baixar o estoque? Ou como fazer o ajuste na minha margem de lucro?, já que a legislação me "obriga" a uma margem mínima de 60% sobre minhas entradas?

Paulo Victor de Paula Sancho

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 23 agosto 2013 | 16:46

olha, acho q o mais ideal é ter um bom controle dos custos do seu restaurante, saber o quanto custa uma refeição.
a melhor forma de conseguir se ter uma noção quanto ai isso seria usando de metodos de rateio de custos, uma vez que é mto complicado determinar qto custa exatamente uma refeição

e essas refeições são contabilizadas ou como custo (se for funcionário diretamente ligado a produção, como cozinheiro) ou despeza (se for garçom ou outra area que nao esteja ligada a produção)

e até onde saiba acho que não é necessário emitir nota fiscal para essas refeições, uma vez que elas não são vendidas

vejo que suas principais duvidas estão justamente na área de contabilização do custo se tiver mais alguma duvida pode me perguntar pelo e-mail @Oculto ou @Oculto

espero ter ajudado

PAULO VICTOR SANCHO - CONTADOR CRC: RJ-123747/O
TEL: (021) 97924-5988
"Um mar calmo nunca fez marinheiros habilidosos"

ROSMARY SILVEIRA DE AQUINO

Rosmary Silveira de Aquino

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 4 setembro 2013 | 10:50

São custo e despesa. De alguma forma eu preciso dar baixa no meu estoque, caso contrário, terei que emitir nota de venda e pagar imposto sobre todas as minhas entradas + 30%(já que a empresa é do SIMPLES). Com o parte, por menor que seja, da refeição feita com essa matéria prima das NF não vai sair para venda, vou acabar tendo que emitir nota de tudo e pagar imposto sobre tudo, certo?

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 6 setembro 2013 | 13:29

não vejo mto sentido em emitir nota fiscal para as refeições dos funcionários,
parte da baixa, que foi consumida por clientes, vai para a venda
e o que foi consumido por funcionários vai para despesa.

PAULO VICTOR SANCHO - CONTADOR CRC: RJ-123747/O
TEL: (021) 97924-5988
"Um mar calmo nunca fez marinheiros habilidosos"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade