Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 12.648

Contabilização de Despesas do Cliente

Carlos Catharino

Carlos Catharino

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 11 julho 2013 | 16:34

Caros colegas,

Estou contabilizando uma empresa que faz serviços de despachantes. Ela recebe em sua conta corrente alguns valores que são remessas feitas de seus clientes para pagamentos de várias despesas destes. Ao fim do mês a empresa de despachante fatura contra o seu cliente o valor combinado pela prestação do seu serviço. Entendo que, ao receber o valor do seu cliente para pagar despesas diversas deste, contabilizarei Banco a Adiantamento de Clientes, mas, e quando este valor for saindo aos pouquinhos para pagar várias despesas do cliente? O que devo contabilizar contra a saída de Banco?

Agradeço pela ajuda.

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 12 julho 2013 | 09:04

Prezado Charlie,

Se a empresa em questão realiza um controle de custos dos serviços prestados, então você deverá contabilizar neste grupo, caso contrário, será no grupo de despesa. Salientando que as despesas devem ser registradas em contas analíticas de acordo com a natureza do gasto, por exemplo, se for gasto com alimentação ficará contabilizado na conta "Refeições em serviço", no grupo de custo ou no grupo de despesa.

At.
Marcos Vinicius

Carlos Catharino

Carlos Catharino

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 12 julho 2013 | 09:58

Obrigado, pessoal, mas eu mesmo, num momento mais "relex" encontrei a resposta e, na verdade, nem deveria ter feito tal pergunta. Foi um erro primário meu. Se eu soubesse como excluir esta pergunta, até faria isto, pois a resposta é algo tão óbvio. Acho que eu estava com a cabeça bastante atarefada, que nem percebi isto de início. É só ir invertendo o lançamento inicial, a medida que os gastos forem sendo feitos, ou seja, tenho que lançar Debito de Adiantamentos de Clientes contra Credito de Banco, até zerar os saldos das duas contas. Afinal, estas não são despesas da empresa de despachantes, mas sim, do cliente dela.

Anne Sena

Anne Sena

Iniciante DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 12 julho 2013 | 11:59

Charlie,

Na realidade você não pode contabilizar estas despesas em resultado a não ser que esteja em nome da empresa citada.

caso as despesas estejam em nome do cliente da empresa citada deve ser aberto um grupo no ativo e um grupo no passivo como contas de compensação. Pois trata-se de despesas do cliente a qual iram ser reembolsadas ou será feito um adiantamento para estas despesas. Na verdade você só pode contabilizar em adiantamento de clientes aquilo que posteriormente será faturado, se não for será feito por estas contas.

Sendo no ativo os débitos de despesas pagas em nome dos clientes deste despachante e no passivo os adiantamento e reembolsos feitos dos clientes para o despachante. No final você deve fazer um encontro entre contas e assim deve fechar os valores. Fora isso terá o valor sobre o serviço prestado que será faturado e recebido contra conta de cliente.

Sempre que tiver uma situação em que a empresa paga despesas de clientes deve ser contabilizado desta maneira, e o mesmo não poderá circular pelo resultado pois não se trata de uma despesas interna da empresa e sim de terceiros não interferindo assim no patrimônio liquido da empresa prestadora.

Espero que tenha ajudado.

Boa Sorte

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade