x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 630

Possibilidade da criação da conta: bancos diversos

LEONARDO GAVIRA SERRA NEGRA

Leonardo Gavira Serra Negra

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 19 julho 2013 | 11:36

Olá a todos!

Por gentileza, gostaria de esclarecer uma dúvida. Tenho um cliente que possui duas contas bancárias (Bradesco e Santander). Ele realiza os pagamentos de impostos, despesas e salários de forma aleatória, utilizando as duas contas. A minha dúvida é a seguinte: Posso criar uma conta denominada de bancos - conta movimento e efetuar a baixa dos pagamentos por esta conta?

Exemplo:

Transferência do saldo da conta corrente para a conta bancos conta movimento.

D - Banco Bradesco
C - Bancos conta movimento

D - Banco Santander
C - Bancos conta movimento

Pagamentos de impostos. exemplo IRPJ

D - Bancos conta movimento
C - Imposto a recolher - IRPJ

Desde já agradeço!

Fabricio Pereira Shimabuku

Fabricio Pereira Shimabuku

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 19 julho 2013 | 13:24

Vamos lá meu caro Leonardo!

Não é possível criar uma conta transitória "bancos conta movimento" como você mencionou para que você contabilize as movimentações dos dois bancos. Cada banco terá sua conta corrente individualizada, você terá de escriturar as contas através dos extratos emitidos pelos bancos.

No caso de transferência de valores de uma conta corrente para outra você terá apenas que fazer o seguinte lançamento:

1. Transferência de valores do Banco Bradesco para o Santander
D - Banco Santander (AC)
C - Banco Brandesco (AC)

2. Transferencia de valores do Banco Santander para o Bradesco
D - Banco Bradesco (AC)
C - Banco Santander (AC)

Com relação aos pagamentos dos impostos, o lançamento correto seria:

D - Imposto a Recolher (PC)
C - Banco Santander/Bradesco (AC)

Não há problemas da empresa movimentar 1 ou mais contas para efetuar suas obrigações, desde que, estas contas pertençam a empresa, ou seja, respeitando o principio da entidade.

Espero ter ajudado

Email: [email protected]

"A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento." - Platão

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade