Joao Aparecido de Jesus
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Eu faço contabilidade de um posto de gasolina, e gostaria de saber como lançar o abastecimento de combustível que ele faz para o caminhão da empresa nas bombas da própria empresa. OK.
respostas 7
acessos 1.926
Joao Aparecido de Jesus
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Eu faço contabilidade de um posto de gasolina, e gostaria de saber como lançar o abastecimento de combustível que ele faz para o caminhão da empresa nas bombas da própria empresa. OK.
Luiz José
Emérito , Contador(a)Boa noite João.
O combustivel utilizado nos veiculos da própria empresa devem ser amparados por emissão de nota fiscal com destaque do imposto.
Joao Aparecido de Jesus
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Certo, devo emitir a nota fiscal em nome do posto como venda ou com uma outra natureza de operação. E como contabilizar esta operação. Grato...
José Roberto Calazans da Silva
Bronze DIVISÃO 4 , Não InformadoBom dia João,
Verifique junto ao cliente(posto de combustível) como é feito o controle financeiro desses abastecimento (Vr.Bomba X Vr.Caixa).
1 - A operação deve ser de venda normal com emissão de nota fiscal ou cupom fiscal com os dados completos do comprador no mesmo.
2 - Pelo movimento do recebimento crie uma conta no Disponível - Ex: Convênio - Abastecimento veic.próprio -
D - Convênio (AC) ou Caixa ( Ac )
C - Receita de Vendas
3 - Pelo movimento de pagamentos
D - Despesas c/Combustível (Resultado)
C - Convênio ( AC) ou Caixa ( Ac)
Dependendo do volume e da necessidade do controle, vc pode fazer a operação direto no caixa.
SDS,
José Roberto
Joao Aparecido de Jesus
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Gostaria de saber se eu não poderia fazer o seguinte lançamento:
D - Despesas com combustíveis (resultado)
C- Mercadorias auto consumida (Custo das Mercadorias Vendidas)
José Roberto Calazans da Silva
Bronze DIVISÃO 4 , Não InformadoBom dia João,
Mesmo sendo operação interna. vc tem que contabilizar as duas operações (COMPRA e VENDA).
Você pode até substituir o Crédito de (CMV) p/ RECEITA DE VENDAS, pois foi o que aconteceu.Mas deve ficar atento p/não perder o controle dessas operações, por isso sugerimos que crie uma conta transitória p/ser possível verificações em caso de contabilizações indevidas.
SDS,
José Roberto
Claudia Dione
Prata DIVISÃO 3 , Não Informadobom dia
a minha pergunta e a seguinte - eu pago IRPJ CSLL sobre estas nf de saida p/ o abastecimentos dos proprios caminhoes combustivel e sub tributaria, mas se fosse um produto tributado eu pagaria o icms tb?
- eu imagineu quer por ser despensa nao pagaria mas fiquei na dúvida - alguem por gentileza me eslare por favor
Renato Marques de Almeida
Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)Eu tbm tinha essa dúvida
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade