x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 702

Imobilizado dúvidas na baixa

R. Garcia

R. Garcia

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 22 julho 2013 | 12:09

Eu tenho uma dúvida também relacionada com a baixa de imobilizado.

Estou com um novo cliente e ele trocou de endereço e na mudança ele encontrou 3 computadores antigos adquiridos em 2004 os quais ele vai doar para uma instituição chamada "Mensageiro Da Caridade" aqui de Porto Alegre.

Fui no livro razão no ano de 2004 que o antigo contador enviou junto com a documentação e encontrei o lançamento da compra dos três computadores eles foram adquiridos por R$ 9.894,00 ou seja R$ 3.298,00 cada máquina.

Também constam aparelhos celulares 03 Motorolla V3 Black por R$ 1.077,00
01 Nokia G11 por R$ 289,00 (2007) e 01 Sony C90ZT por R$ 828,50 (2009) que foram jogados fora segundo o dono da empresa

Nos livros Razão destes anos e nos dos exercícios seguintes, não encontrei os lançamentos de depreciação seja dos computadores ou dos celulares.

Minha dúvida como dar baixa corretamente deste material Quais lançamentos eu devo fazer? Já que não houve e não haverá a venda destes equipamentos.

Agradecendo de antemão a atenção de vocês!

Ricardo

Luis Antonio Oliveira Batista

Luis Antonio Oliveira Batista

Prata DIVISÃO 3 , Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 22 julho 2013 | 12:17

Ricardo!

Como será uma doação, contabilizar na conta de doação, na despesa.

D - doação(despesa)
C - imobilizado

Deveria ser baixada também a depreciação. Mas, como ela não foi contabilizada, não fazer o lançamento.

Lembro que essa despesa é indedutível do IR e você deve observar a emissão da NF.

Atc;

Luis Batista
Consultor, Contador, Auditor
Criador dos sites:
https://www.empregocontabilidade.com
https://www.comocontabilizar.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade