x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.808

Diferença na Conciliação "GPS"

ANNA PAULA CORREIA

Anna Paula Correia

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 17 anos Terça-Feira | 4 dezembro 2007 | 17:17

Estou conciliando a folha de pagamento, e ao verificar o INSS da empresa, encontrei uma diferença entre o pagamento e o crédito que foi importado do sistema do Dpeto.Pessoal...

A guia de INSS foi paga no valor R$ 5.090,05, e o valor é o mesmo que consta na GFIP.
E o valor da Folha de Pagamento (sendo referente à funcionários e pró labore) é de R$ 5.072,30.
Uma diferença de R$ 17,75, na qual não sei como proceder referente a essa diferença...Qual a melhor solução?
Lançar a diferença através de juros, ou em alguma conta à recuperar?

E no caso da conta ser à recuperar, como funciona isso na contabilidade?

Agradeço se alguem puder me ajudar, pois pelo que sei me parece que a GFIP não pode ser alterada, e o valor pago têm que ser o mesmo que consta nela...

Muito obrigada...

Anna Paula
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Terça-Feira | 4 dezembro 2007 | 21:44

Boa noite Anna,

Como você mesma concluiu, o valor pago a maior na GFIP deve ser contabilizado a débito da conta "Impostos a Recuperar - INSS" no "Ativo Circulante" e a crédito da conta "INSS a Pagar" no "Passivo Circulante" cujo saldo deve ter ficado negativo quando da contabilização do pagamento em valor maior do que foi apropriado.

Posteriormente, por se tratar de contribuição (agora) administrada pela Receita Federal, você poderá pleitear a compensação via programa Per/Dcomp.

...

ANNA PAULA CORREIA

Anna Paula Correia

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 17 anos Quarta-Feira | 5 dezembro 2007 | 07:45

Muito Obrigado pela ajuda...Só gostaria de saber onde posso encontro uma explicação detalhada nos procedimentos do Per/Dcomp, pois não tenho experiência no manuseio do mesmo...

Obrigada,
Anna Paula

Anna Paula
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quarta-Feira | 5 dezembro 2007 | 08:10

Bom dia Anna,

A Receita Federal disponibiliza sob o título de Compensações orientações acerca do uso do programa Per/Dcomp, cuja leitura recomendo para que você adquirida alguns conhecimentos acerca do assunto.

No entanto, a prática nos ensina que a melhor forma de dirimir dúvidas ainda é fazer o download do programa que está na sua versão 3.3 e usar o menu de ajuda.

Instale-o e inicie o preenchimento, deixe o ponteiro do mouse sobre qualquer campo que você tenha dúvidas e tecle F1 para obter ajuda específica sobre o que deve ser informado naquele campo.

Como alternativa, no caso de dúvidas específicas não esclarecidas pela opção de Ajuda do programa, conte conosco.

...

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2 , Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 18 maio 2010 | 15:16

Boa tarde Manoel,

Apesar de sua pergunta ser dirigida ao Mestre Saulo vejamos se posso te ajudar.

Na parte de cima desta mesma tela a direita tem um local para pesquisa.

Oculto964%3A18hu4kk47ep&q=&sa=Pesquisar&siteurl=www.forumcontabeis.com.br%2Fler_forum.asp%3Fid%3D3" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">clique aqui

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade