x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 1.252

Ajustes necessários ao Balanço

Victor Pontes

Victor Pontes

Bronze DIVISÃO 2 , Farmacêutico(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 26 julho 2013 | 13:54

Boa tarde, se puderem me ajudar..
Com os seguintes valores correntes ou circulantes:
Caixa: 40,00
Bancos c/ movimento: 100,00
Valores Mobiliários: 200,00
Mercadorias: 600,00
Materiais de consumo: 120,00
Duplicatas a pagar: 800,00
Duplicatas a receber: 200,00

Para promover o ajuste necessário no final do exercício, sabe-se que
O extrato bancário indicava um cheque de 20,00 emitido mas ainda não sacado pelo portador;
Os valores mobiliários são mil ações da CSN, avaliadas a vinte e cinco centavos de Real, no dia do balanço;
Ainda faltam contabilizar 40,00 de receitas antecipadas e 150,00 de despesas antecipadas.
Feitas as atualizações contábeis necessárias, qual será o valor do ativo circulante?

Obrigado

Diego Rech

Diego Rech

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 29 janeiro 2014 | 11:41

Eu creio que não dê todo esse valor, porque Duplicatas a pagar é passivo e também "O extrato bancário indicava um cheque de 20,00 emitido mas ainda não sacado pelo portador", isso não existe, cheque apenas emitido não aparece no extrato bancário.

Então eu acho que seria Ativo = R$1.500,00

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 29 janeiro 2014 | 12:19

Verdade Diego

Não me atentei ao duplicatas a pagar, mudo minha resposta para 1440,00

Quanto aos valores de cheque a compensar, não aparecem no extrato, mas aparecem na conciliação e alguns doutrinam que o montante de cheques a compensar deve figurar em conta redutora da conta bancos.

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Diego Rech

Diego Rech

há 11 anos Quarta-Feira | 29 janeiro 2014 | 12:40

Hum .. bom saber Rodrigo, não sabia que trabalhamos desta forma.

* Você quis dizer as contas de compensação ? Eu sempre pensei que elas eram mais "gerenciais", e que não tinham validade contábil propriamente dita.

Outra coisa, as receitas antecipadas não entram no caixa, assim aumentando ele para R$80?

Fico com essas dúvidas, pois trabalho no setor fiscal e este conhecimento "contábil" apenas provem da faculdade que ainda não terminei. hauheuhae

Abs

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

há 11 anos Quarta-Feira | 29 janeiro 2014 | 12:59

Não Diego

Me refiro ao processo do depto contábil de conciliação e fechamento da conta bancos, quando pegamos o extrato bancário, confrontamos os lançamentos contábeis com os bancários(conciliação) e pedimos ao cliente algumas informações adicionais, como por exemplo, a relação de cheques a compensar, aí fazemos o seguinte lançamento(fechamento).

D - Passivo/Despesa
C - Cheques a Compensar(AC - Redutora Bancos)

Este lançamento é feito para se respeitar o princípio da oportunidade, uma vez que já sabemos que houve pagamento. Quando houver compensação, fazemos o lançamento

D - Cheques a Compensar(AC - Redutora Bancos)
C - Bancos c/ Movimento(AC)

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet

Diego Rech

Diego Rech

há 11 anos Quarta-Feira | 29 janeiro 2014 | 13:04

Entendi, agora ficou mais claro pra mim ..

Minha última dúvida é quanto a qual documento se usa para esta conciliação, por exemplo, o relatório que o cliente manda ?

Obrigado por sanar estas dúvidas.

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

há 11 anos Quarta-Feira | 29 janeiro 2014 | 13:21

Diego

Sim, usa-se o relatório do cliente, assinado pelo tesoureiro e se possível pelo proprietário da empresa.

Nota: Devido ao desvio de assunto no tópico, que é contrário às regras do fórum, peço por gentileza que caso tenha mais dúvidas, expor em novo tópico e, se possível, tanto eu como os demais do fórum teremos satisfação em ajuda-lo.

Sem mais

Att.

Rodrigo Melero

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade