Eduardo do Nascimento
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidadegostaria de saber como fazer um balancete?
respostas 3
acessos 36.355
Eduardo do Nascimento
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidadegostaria de saber como fazer um balancete?
Fabricio Pereira Shimabuku
Bronze DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeOpa Eduardo, seja muito bem-vindo ao fórum.
Pergunta muito interessante a sua é muito importante que os contabilistas saibam montar um balancete de verificação, pois ele é uma ferramenta poderosa que nos permite verificar se os lançamentos de débito e crédito estão sendo efetuados corretamente.
Deixa eu te fazer uma pergunta, você conhece as naturezas das Contas que compõe as contas patrimoniais e de resultado?
Sabemos que as contas patrimoniais estão divididas em Bens, Direitos e Obrigações, ou seja, em Ativos e Passivos.
-> As contas que compõe o Ativo (salvo algumas exceções) são de natureza DEVEDORA, ou seja, para cada débito que realizamos em uma conta do ativo aumentamos o saldo da conta e cada crédito diminuímos.
-> As contas que compõe o Passivo (salvo algumas exceções) são de natureza CREDORA, ou seja, para cada crédito que realizamos em uma conta do passivo aumentamos o saldo da conta e cada débito diminuímos.
As contas de resultado estão divididas em DESPESAS e RECEITAS, logo as naturezas das contas de:
-> Despesas são de natureza DEVEDORA
-> Receitas são de natureza CREDORA
O balancete de verificação, nada mais é do que, pegar todos os saldos das contas patrimoniais e resultado e colocar de um lado todos os valores que compõe as contas de natureza devedora e do outro lado todas as contas de natureza credora. Somamos um dos lados e o resultado deverá ser o mesmo para ambas as naturezas, ou seja, a soma dos saldos das contas devedoras deverá ser igual às credoras.
Conseguiu entender?
Verifique esse site, pois nele há um balancete e creio que ao visualizar você entenderá melhor a explicação.
www.portaldecontabilidade.com.br
Eduardo do Nascimento
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar ContabilidadeBoa noite
Gostaria de saber se teria um software, que eu possa fazer um treinamento para cadastrar uma nota fiscal.
Glerisson Gomes
Prata DIVISÃO 4 , Analista ContabilidadeBom dia Eduardo,
Qual o tipo de cadastro vc quer fazer? Algumas empresas de software disponibilizam na internet versões para teste de seus produtos, mas apenas para uso não profissional.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade