x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 9.239

Zerar Despesas

ARIANE MAGALHAES SANTOS

Ariane Magalhaes Santos

Prata DIVISÃO 1 , Supervisor(a) Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 1 agosto 2013 | 16:23

Boa Tarde
Colegas

Tenho uma dúvida e já peço desculpas se a pergunta não for muito inteligente, mas sou nova nesta área e estou tendo que aprender por minha conta.

As contas de Despesas, por exemplo: Salários e Ordenados
quando lançamos a folha de pagamento e tem lá Salário base, eu lanço:

D: Salários e Ordenados (Despesas)
C: Salários a Pagar (PC)

depois:

D: Salários a pagar
C: Caixa

Essa conta de Salários e Ordenados sempre vai ficar com saldo devedor e ela vai "zerar" somente quando encerramos o período???? Ou tem mais algum lançamento que eu preciso fazer??

Agradeço desde já pela ajuda.
Att.
Ariane

Luis Antonio Oliveira Batista

Luis Antonio Oliveira Batista

Prata DIVISÃO 3 , Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 1 agosto 2013 | 16:28

Ariane,

Em linhas gerais, os lançamentos são esses mesmos. Digo porque dependendo do porte e do nível de detalhe que a empresa quer, existem lançamentos separando custos e despesas, centros de custos, etc.

Mas, para efeito didático e para facilitar o entendimento, é isso mesmo.

Quanto ao "zeramento das contas", é feito apenas quando do encerramento do resultado, como você menciona.

Atc;

Luis Batista
Consultor, Contador, Auditor
Criador dos sites:
https://www.empregocontabilidade.com
https://www.comocontabilizar.com.br

Glerisson Gomes

Glerisson Gomes

Prata DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 1 agosto 2013 | 16:50

Boa tarde Ariane,

Ratificando o que os colegas falaram anteriormente, o encerramento das contas de resultado será feito ao final do exercício mediante o lançamento de seus saldos na conta transitória apuração do exercício. Da seguinte forma:
para as despesas;
D - Apuração de Resultado do Exercício
C - Contas de Depesas
para as receitas;
D - Contas de Receitas
C - Apuração de Resultado do Exercício.

Tenha sempre em mente uma, a pergunta não muito inteligente para vc pode ser a luz no fim do túnel para o próximo, portanto, jamais se envergonhe de perguntar.
Abraços!

Somos eternos aprendizes nesta escola chamada VIDA.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade