x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.492

Contabilização variação de custo real x orçado

Rafael

Rafael

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Custos
há 11 anos Domingo | 4 agosto 2013 | 19:48

Olá amigos, muito boa noite!

Estou com dúvidas sobre como proceder o cálculo e contabilização de custos de produção e suas variações.

Por exemplo, o custo por absorção manda ratear os GGF, custos indiretos, como energia elétrica e mão de obra indireta.

Para fechar o custo total do mês, eu preciso estimar, orçar um valor para esses gastos?, por exemplo:

Custo da matéria-prima $100,00
total GGF = 5% (valor estimado do total dos GGF)
Custo total = $ 105,00

Como eu faço a contabilização desses $105,00 no final do mês?

Após o fechamento, la para o 10º do mês seguinte, com os valores corretos e reais dos GGF, descubro que o valor real seria de $ 8,00, tendo uma variação para o que foi contabilizado mês passado fechado.

como é feita essa contabilização?

minha empresa esta no lucro real e trabalha com equipamentos de informática, ela era apenas revendedora e agora vai começar a produção e precisamos desenhar o processo, qualquer ajuda será muito bem vinda.

desde já, meu muito obrigado!!!

Rafael.

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 5 agosto 2013 | 09:32

Prezado Rafael,

De acordo com o Principio da Competência você deve contabilizar essa diferença na competência devida (mês passado).

Contudo, infelizmente a pratica das contabilidades de grandes companhias não trabalham dessa forma, justamente por não proceder nenhum tipo de alteração em períodos anteriores, se a sua empresa adota esta metodologia sugiro que realize a contabilização desta diferença na competência atual a titulo de "ajuste do GGF mês anterior" e se for o caso realizando um rateio deste valor entre os demais produtos do mesmo item.

At.
Marcos Vinicius

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade