Jonatas Fischer
Iniciante DIVISÃO 3 , Analista SistemasOlá amigos
Tenho uma dúvida com relação à contabilização das transferências de mercadorias.
De acordo com a lei Kandir praticamente todos os regulamentos do ICMS, as transferências de mercadorias para estabelecimentos varejistas de outra UF devem utilizar o preço da última entrada.
Entretanto, em várias situações o preço da ultima entrada de mercadoria é inferior ao custo da mercadoria em estoque, um exemplo disso seria a entrada por bonificação.
Quando realizo a transferência de uma mercadoria para a filial a filial utiliza o custo destacado na nota fiscal, que neste caso é o preço da mercadoria bonificada, afetando seu custo médio e afetando a análise de lucratividade da filial.
Algumas pessoas sugeriran que fosse utilizado o custo médio da saída da transferência da matriz como custo de entrada da mercadoria na filial.
Em outros locais encontrei a indicação de que a diferença entre custo médio e custo de saída deve ser reconhecido como receita ou despesa.
Vejo que a segunda alternativa é ruim para análise de performance da empresa, enquanto para a primeira alternativa não conheço previsão legal.
Alguém sabe como proceder nesta situação?