x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 783

Fabio Roberto

Fabio Roberto

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 11 anos Sábado | 10 agosto 2013 | 01:40

Pessoal, antes de demonstrar minha dúvida quero dizer que já fiz a pesquisa na base de dados do fórum sobre o assunto e não obtive o esclarecimento que preciso. Minha duvida é quanto a apuração do CMV quando a empresa não dispõe de controle de estoque. Fiquei curioso quanto a apuração do CMV dentro do plano de contas da contabilidade.O colega Gilberto C. Olgado apresentou um modelo simples que despertou minha curiosidade quanto ao procedimento mas ainda estou na duvida em como obter o valor do estoque final e do inicial e como fazer a transferência do estoque definitivo para o ativo. Estou integrando o fiscal com o contábil e esta sendo uma tarefa difícil para empresas de comercio e industria. Necessito de um exemplo normal de mais de uma compra, algumas vendas, apuração direto la no custo do cmv e a transferência do saldo definitivo pra conta do ativo. Segue abaixo o modelo apresentado aqui no forum:

33 - CUSTO DAS VENDAS
331 - Custo das Mercadorias Vendidas
3311 - Custo das Mercadorias Vendidas
3311.01 - Estoque Inicial (+)
3311.02 - Compra de Mercadorias (+)
3311.03 - Fretes s/compras (+)
3311.04 - Seguro sobre Compras (+)
3311.05 - Icms s/devolução de compras (+)
3311.06 - Icms s/compras (-)
3311.07 - PIS s/ compras (-)
3311.08 - Devolução de compras (-)
3311.09 - Icms s/fretes (-)
3311.10 - Abatimentos s/compras (-)
3311.11 - Custo das Mercadorias Vendidas (+)
3311.12 - Estoque Final (-)

Se a obtenção dos saldos de estoque inicial e final forem de competência do cliente, gostaria de saber como instrui-los quanto a isso, também estou na duvida quanto ao levantamento do estoque físico pelo cliente, apresentado no material do fórum sobre o assunto, já que na contabilidade lançamos o valor monetário. Me ajudem pessoal, a faculdade ensina sobre a equação, os métodos de apuração e custeio mas não prepara para situações do dia a dia de escritório em que fica impossível fazer controle de estoque pra todo mundo, desde já agradeço a atenção.

Fabio Roberto

Fabio Roberto

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 12 agosto 2013 | 13:50

Heloisa

Boa Tarde,

Concordo com você,mas a grande maioria deles não manda esse controle. Como estou integrando os sistemas por aqui, seria mais fácil controlar o estoque deles pela contabilidade, observei que muitos escritórios estão realizando esse controle direto no plano de contas usando a equação do CMV, minha duvida é quanto a transferência, depois de lançado o estoque no custo para a conta do ativo definitiva. Eu fiz um teste lançando direto no custo e as contabilizações bateram certinho, gostaria de saber se posso utilizar o estoque inicial e final da contabilidade pra compor a equação e apurar o cmv e a duvida é quanto a transferência para a conta do ativo, eu teria de encerrar as contas do custo contra a conta de ativo? No caso de empresas que estão começando suas atividades, posso considerar a primeira compra como valor de estoque inicial?

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 13 agosto 2013 | 11:21

Fabio, bom dia

Fazendo essa pratica, vc assume uma responsabilidade que não é sua, em caso de fiscalização, principalmente no ambito estadual, vc teria problema em comprovar.

A risco tb na implantação do SPED Fiscal pois o detalhamento do estoque é maior.

De qq forma veja neste link uma matéria publicada sobre o assunto.

Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade