x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 13

acessos 5.382

Contabilização de Seguros

Bruno Correa Bertoloto

Bruno Correa Bertoloto

Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 anos Segunda-Feira | 12 agosto 2013 | 13:28

Ola caros amigos, minha dúvida é a seguinte a empresa contratou dois seguros, de um carro e outro da loja, eu gostaria de saber se devo contabilizar separadamente cada seguro, ex:

D - Prêmios de Seguros Veiculo a Apropriar (AC)
C - Prêmios de Seguros Veiculo a Pagar (PC)

D - Prêmios de Seguros Loja a Apropriar (AC)
C - Prêmios de Seguros Loja a Pagar (PC)

agradeço desde ja a ajuda de todos

Luiz Dália

Luiz Dália

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 13 agosto 2013 | 08:13

Bruno, bom dia!!
Não há nada que impeça a criação.
Mas, vejo como algo sem necessidade.Até por que, o que vai diferir as duas, para uma conciliação, serão os históricos.

Ariane

Ariane

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 6 setembro 2013 | 15:58

Boa TArde, preciso de uma ajuda quanto a classificação.

Tem uma situação em que uma empresa que aluga imoveis pagou o seguro do imovel para o cliente, e no mes seguinte o cliente reembolsou a empresa.

Como devo contabilizar estes fatos ? quando a empresa pagou, ou quando o cliente reembolsou ? e quais serão as contas envolvidas ?

Por Favor me ajudem !

Renan Caxilé

Renan Caxilé

há 11 anos Terça-Feira | 10 setembro 2013 | 13:48

Ariane

Acredito que você poderia contabilizar isso como um empréstimo ao cliente já que a responsabilidade de pagamento está em nome dele.

Atenciosamente

Renan Caxilé
Consultor Contábil / Fiscal
Formação em Andamento em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará

Ariane

Ariane

há 11 anos Terça-Feira | 10 setembro 2013 | 13:54

Entaão Renan, muito obrigada pela resposta, mas seria :

Quando a empresa pagar:
D- Emprestimo
C- Banco

Quando o cliente reembolsar :

D- Banco
C- Emprestimo

E quando que eu jogaria para o ativo??

Renan Caxilé

Renan Caxilé

há 11 anos Quarta-Feira | 11 setembro 2013 | 10:34

bom dia,

o momento do registro do empréstimo seria no momento do desembolso e reembolso no momento em que o cliente fizesse o pagamento podendo ser através na conta caixa ou bancos.

Atenciosamente

Renan Caxilé
Consultor Contábil / Fiscal
Formação em Andamento em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará

JUSSARA SPAK SZEREMETA

Jussara Spak Szeremeta

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 11 setembro 2013 | 11:16

Bom dia

Vc pode lançar no ativo o pagamento do seguro (como por ex: adtos para cliente fulano de tal). Qdo ocorrer a devolução desse valor por parte do cliente credite essa conta do ativo.

At

Jussara

Ariane

Ariane

há 11 anos Quarta-Feira | 11 setembro 2013 | 14:27

Pessoal, não estou entendo...
Quando em situação normal, a empresa aderir a um seguro, lançamos:

D- Seguros ( AC )
C- Banco ( AC )

E mensalmente( de acordo com a vigencia do seguro ) vamos apropriando a parcela do seguro para despesa:

D- Despesa com Seguros (Resultado)
C- Seguros (AC)

E a minha duvida é, com esse pagamento por parte da empresa( independente se lanço como emprestimo ou adiantamento para cliente ), eu preciso reconhecer o seguro desse imovel, para mensalmente apropriar sua devida despesa. E isso que não estou conseguindo.

Por Favor, me ajudem!

Genivaldo Pires

Genivaldo Pires

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 11 setembro 2013 | 14:46

Boa Tarde Ariane,

Correto a contabilização é essa mesma, porém pelo que eu entendi, vocês pagaram o seguro para o cliente e o cliente reembolsou certo? Se for isso que ocorreu, você não apropriará como despesa, visto que não é uma despesa sua, eu lançaria da seguinte forma:

Do pagamento:
D- Contas a Receber (ativo)
C- Caixa/Banco (Ativo)

Histórico: Pagamento de seguro p/ XYZ conforme documento n. 123, gerando conta a receber para cliente ABC.

Do reembolso:
D- Caixa/Banco (ativo)
C- Contas a receber (ativo)

Histórico: Recebimento cliente ABC, referente reembolso de pagamento efetuado em 15/10/13 p/ XYZ conforme depósito em conta corrente.

Outra situação, se achar que deve transitar como despesa, você lança como despesa o pagamento e depois o reembolso você considera como receita, ai se for empresa do lucro real, você não pagará nem IRPJ e CSLL a maior nem a menor por causa dessa despesa.

Mas eu particularmente neste caso, transitaria apenas pelo ativo.

Cordialmente,
Genivaldo Pires
"Por mais longa que seja a caminhada, o mais importante é dar o primeiro passo! " Vinicius de Morais
Ariane

Ariane

há 11 anos Quarta-Feira | 11 setembro 2013 | 14:49

Certissímo Genivaldo, porém sou uma empresa que alugo imoveis, logo esse imovel é meu, mas o locatário irá reembolsar o pagamento do seguro.

Nesse caso a despesa a ser apropriada, seria minha?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: