x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 2.255

Identificação de Matéria Prima

HÉLLESE A. BARROS

Héllese A. Barros

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 16 agosto 2013 | 14:08

Pessoal, boa tarde!

Gostaria de saber se algum de vocês poderia "disponibilizar algumas dicas ou indicar algum material para facilitar a identificação do que é ou não matéria prima em uma linha produção???", visto que atualmente estou trabalhando com um empresa que fábrica Luminárias e vez ou outra fica sempre um algum vestígio de duvida a respeito daquele item ser ou não matéria prima do produto acabado...

DESDE JÁ AGRADEÇO PELA ATENÇÃO!!!

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 16 agosto 2013 | 14:18

Héllese A. Barros, isto tem que ser feito pela própria empresa, até nós que trabalhamos com a contabilidade da empresa não devemos fazer esta distinção por não participar do processo de produção da empresa, mas vamos a exemplos:

se esta empresa que fabrica luminárias comprar um globo de acrílico, fios, metal etc que vão ser utilizados na fabricação do produto, isto é considerado como insumo para industrialização. tem casos que devem ser analisados com mais atenção, por exemplo, o plastico bolha que vai embalado com o produto, a caixa deste produto etc, quando tenho esta duvidas consulto direto com o posto fiscal do meu estado, você pode fazer o mesmo.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

há 11 anos Sexta-Feira | 16 agosto 2013 | 14:23

ah quanto aos produtos que não são para industrialização, você pode começar a analisar desde o inicio do processo de produção, o que vai ser lançado como uso consumo são por exemplo: eletrodos ou gás utilizado para solda, ferramentas utilizadas mas que não acompanham o produto, ácidos ou produtos químicos utilizados. então leve em consideração o que agrega e acompanha o produto, desde componentes até as peças em si.
bom, vou ver se tenho algo por escrito, mas creio que não tenho, ja que esta analise é feita caso a caso. as duvidas que tiver pode ir perguntando.

William Carvalho
Soma Contabilidade
[email protected]
Cajuru-SP
WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

há 11 anos Sexta-Feira | 16 agosto 2013 | 14:31

Héllese A. Barros, lembrei de um caso, só para você ter ideá de como é bem subjetivo, temos uma industria de móveis aqui, ela faz uma mesa de aço e tampo de granito, como ela fabrica e mesa e o granito vai separado e somente é apoiado em cima da estrutura metálica, portanto lançamos a entrada deste produto como 1.102 (compra para comercialização), se a empresa fosse fixar (parafusar ou colar) a pedra na mesa e enviá-la junto já seria 1.101 (compra para industrialização).

William Carvalho
Soma Contabilidade
[email protected]
Cajuru-SP
HÉLLESE A. BARROS

Héllese A. Barros

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 19 agosto 2013 | 12:48

Boa tarde, Willian!

Primeiramente muito obrigado pela atenção, o seu exemplo já foi bem interessante para facilitar as minhas orientações aqui, padronizar esta classificação é realmente um tema complexo, qualquer coisa estamos a disposição também!

Obrigado!

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

há 11 anos Segunda-Feira | 19 agosto 2013 | 14:21

Que bom que pude ajudar um pouco Héllese A. Barros, pena que eu não tenho nenhum cliente deste ramo, senão eu poderia ajuda-lo mais. mas valeu mesmo.

Abraço

William Carvalho
Soma Contabilidade
[email protected]
Cajuru-SP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade