x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.531

Ana Rita Ferreira de Sousa

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 18 anos Quarta-Feira | 12 dezembro 2007 | 19:14

boa noite... gostaria de uma ajuda... trabalho num escritorio no qual as empresas não tinham contabilidade, começamos este ano, a unica coisa que fizemos foi transferir o saldo do "livro caixa" para a contabilidade... e agora qdo vou tentar encerrrar o balanço meu ativo no bate com o passivo... vou passar o dados que está em meu balancete e gostaria que vcs analisassem e se possivel me ajudasse a fechar este balanço (se puder me explicar de forma detalhada fico grata pois nunca fechei balanço, este será o primeiro ano).

Segue os dados:

ATIVO
caixa - 6.396,56

PASSIVO

fornecedores - 143,02
inss - 83,60
simples a recolher - 485,98

COMPRAS
mercadorias - 56.591,28

VENDAS- 86.449,14

DEDUCOES
simples - 2.688,71

DESPESAS
despesas diversas- 5.757,56

no resumo do balancete esta assim:

ativo -6.396,56
passivo- 498,07
compras-56.591,28
vendas-83.760,43
despesas-5.757,56
LUCRO - 21.411,59

obs: não feito balanço de abertura e agora meu balanço não bate.. o que vcs me aconselham a fazer? e se tiver que fazer lançamentos contabeis gostaria que me explicasse detalhadamente por favor... sou novata nesta área .... muito obrigada.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 18 anos Quarta-Feira | 12 dezembro 2007 | 22:15

Boa noite Ana,

A primeira providência a ser tomada deverá ser justamente a elaboração do Balanço de Abertura, posto que a diferença apresentada entre o Ativo e o Passivo neste Balanço determinará o Lucro ou o Prejuízo em Suspenso.

Não havendo o Balanço de Abertura, certamente você não conseguirá fechar balanço algum, haja vista a que os lançamentos contábeis elaborados após a data de abertura serão adicionados/diminuídos a saldos incorretos.

Busque na data da abertura todos os saldos que vocês transferiram para a contabilidade ou que conhecem e coloque-os aqui. Nesta premissa deve estar o saldo de caixa, o valor do Capital Social, dos estoques, valores a pagar e a receber etc.

Com base nestes valores montaremos o Balanço de Abertura e a partir disto poderemos orientá-la acertadamente.

Qualquer atitude que se tome diferente da acima demonstrada não espelhará a realidade da empresa e tornará impossível o fechamento de qualquer Balanço Patrimonial.

..

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 18 anos Quinta-Feira | 13 dezembro 2007 | 06:30

Bom dia Saulo,

Muito obrigada pela ajuda, eu vou providenciar os balanços de abertura e com certeza terei duvidas... posso contar com sua ajuda pra me ajudar depois?

obrigada.

tenha um bom dia.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies