x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 39.065

Recebimento Indevido - Contabilização

Samuel Ferreira

Samuel Ferreira

Bronze DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 20 agosto 2013 | 11:39

Bom dia!

Estou com dúvida referente à conta e sua classificação para a escrituração de um recebimento indevido.

D - Banco
C - ?

Um cliente acabou pagando duas vezes o boleto. No caso eu debitaria meu banco e a contra partida seria no passivo circulante uma vez que logo esse valor será devolvido ao mesmo.

Mas qual a melhor conta e a sua classificação levando em consideração que o cliente é uma pessoa física?

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 20 agosto 2013 | 11:51

Samuel, a principio o lançamento que você deve fazer é estornar o lançamento de recebimento, lançamento este que provavelmente foi creditando "cliente", confirme tal situação antes de realizar o lançamento de estorno.

Samuel Ferreira

Samuel Ferreira

Bronze DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 20 agosto 2013 | 11:59

Marcos obrigado pela atenção e resposta.

O cliente acabou pagando duas vezes o boleto (não me pergunte como ele conseguiu essa proeza).

Era o pagamento da última parcela sendo assim foi dado a baixa na parcela:

D - Banco
C - Cliente

E no mesmo dia entrou novamente esse valor no banco, tendo portanto um débito no banco porém a contrapartida deste lançamento que não sei o melhor local para colocar.

Seria o caso de:

- Créditos - (Conta Sintética)
- Recebimentos Indevidos - (Conta Analítica)

Lembrando que esse valor será devolvido ao cliente.

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 20 agosto 2013 | 13:33

Pessoalmente não vejo nenhum problema em deixar a situação da forma que se encontra no momento e só proceder qualquer tipo de lançamento quando efetivamente houver a devolução do valor recebido indevidamente. Até mesmo, porque o que se encontra atualemnte na financeiramente e contabilmente é situação errada, portanto, sugiro que por enquanto não realize nenhum lançamento. Contudo, caso seja necessário a contabilização faça assim:

1. Ajuste do cliente:
D - Clientes (AC)
C - Recebimentos indevidos (AC) - conta redutora de clientes

2. Devolução do dinheiro:
D - Recebimentos indevidos (AC) - conta redutora de clientes
C - Banco (AC)

At.
Marcos Vinicius

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade