x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.792

balanço patrimonial

Glerisson Gomes

Glerisson Gomes

Prata DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 22 agosto 2013 | 23:04

Boa noite Deijane,

Veja o que diz a NBC TG 16:

1.1. Prestação de Serviços

No caso de Prestador de Serviços, os Estoques devem incluir os Custos do Serviço, para o qual a entidade ainda não tenha reconhecido a respectiva receita (NBC TG – Receitas).

O reconhecimento de receitas deve correlacionar-se com o reconhecimento dos custos dessas receitas (principio da competência).

Portanto, somente será reconhecida como Resultado a receita que tiver seu respectivo custo também reconhecido no Resultado.

1.1.1. Custos de Estoque de Prestador de Serviços

Na medida em que os prestadores de serviços tenham Estoques de Serviços em Andamento, devem mensurá-los pelos custos da sua produção.
Normalmente em 31 de dezembro (ou final de período contábil), as empresas prestadoras de serviços deverão reconhecer em seu Ativo Circulante o total dos saldos de custos de prestação de serviços, para aqueles serviços que estão em andamento.

Esses custos consistem principalmente em mão-de-obra e outros custos com o pessoal diretamente envolvido na prestação dos serviços, incluindo o pessoal de supervisão, o material utilizado e os custos indiretos atribuíveis.
Os salários (despesas operacionais) são apropriados ao final de cada mês, independente de seu pagamento, para fazer relação aos serviços prestados (receitas operacionais) independente de seu recebimento.

Os salários e os outros gastos relacionados com as Vendas e com o pessoal geral Administrativo não devem ser incluídos no custo, mas reconhecidos como despesa do período em que são incorridos.
Despesas com Vendas e Despesas Administrativas deverão fazer parte do Resultado do Período em que incorreram, mesmo que não pagas.

O custo dos estoques de prestador de serviços não inclui as margens de lucro nem os gastos gerais não-atribuíveis que são frequentemente incluídos nos preços cobrados pelos prestadores de serviços.

Somos eternos aprendizes nesta escola chamada VIDA.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade