x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 19.804

Ana Rita Ferreira de Sousa

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 13 dezembro 2007 | 16:02

Tenho uma empresa de RPA que o saldo de icms em 2006 esta credor... Preciso transferir este saldo para a contabilidade (pois em 2006 faziamos livro caixa).Como eu faço?
E em 2007 no mês de janeiro ela esta com saldo credor, e de 02/2007 á 05/2007 está devedor, e o outros meses ate novembro esta com saldo credor...

Como eu faço estes lançamentos na contabilidade para que o saldo final de dezembro seja igual da gia que é entregue.?
Poderia me explicar os lançamentos detalhadamente pois nunca os fiz.

obrigada.

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 13 dezembro 2007 | 16:42

Ana, muito boa tarde.
Pelo que entendi lendo seu tópico, você irá iniciar a escrituração contábil de sua empresa certo? pois bem a principio deverá elaborar o balanço de abertura, e para isso irá precisar levantar os saldo das contas de ativo e passivo, para então iniciar com a contabilização. Observe aqui, o que o mestre Saulo Heusi fala sobre o assunto.

Bom, de posse do balanço de abertura, deverá então seguir com as contabilizações normais, e a seguir, notar como deverá ser feito o registro contabil do ICMS e/ou IPI este último se houver.

ICMS E IPI RECUPERÁVEIS
O IPI e o ICMS pagos na aquisição de mercadorias para revenda e de insumos da produção industrial (matérias-primas, materiais intermediários e embalagens) não devem integrar o respectivo custo, quando forem recuperáveis mediante crédito nos livros fiscais pertinentes.

IPI E ICMS NA IMPORTAÇÃO
A segregação do custo de aquisição aplica-se inclusive aos impostos recuperáveis (IPI/ICMS) pagos na importação de mercadorias destinadas à revenda ou matérias-primas e outros materiais destinados à industrialização.

CONTABILIZAÇÃO
Uma forma de contabilizar os impostos recuperáveis pagos na aquisição de mercadorias e insumos da produção é o registro, por ocasião da aquisição desses bens, em contas próprias, classificáveis no ativo circulante, intituladas "IPI a Recuperar" e "ICMS a Recuperar".

Exemplo:

Aquisição de R$ 110.000,00 de materiais para a produção, sendo recuperáveis R$ 10.000,00 de IPI e R$ 12.000,00 de ICMS:

D - Estoque de Matérias-primas (AC) R$ 88.000,00
D - IPI a Recuperar (AC) R$ 10.000,00
D - ICMS a Recuperar (AC) R$ 12.000,00
C - Fornecedores (PC) R$ 110.000,00

Lançamento por ocasião do término do período de apuração do IPI e do ICMS, transferindo-se o saldo das contas respectivas para a conta do passivo, temos:

D - ICMS a Recolher (PC)
C - ICMS a Recuperar (AC) 12.000,00

D - IPI a Recolher (PC)
C - IPI a Recuperar (AC) 10.000,00

Naqueles meses em que houver saldo credor, os valores deverão figurar sempre no ativo.

Legendas:
PC = passivo circulante
AC = ativo circulante

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/

há 17 anos Quinta-Feira | 13 dezembro 2007 | 19:48

Boa noite Claudio, eu entendi mais ou menos...

Qdo eu tiver com ICMS credor eu faço este lançamento?

D - ICMS a Recolher (PC)
C - ICMS a Recuperar (AC)

e qdo eu estiver com o icms a pagar?como devo proceder?

Poderia me explicar detalhadamente pois estou no final do ano e não fiz nenhum lançamento referente icms na contabilidade....

Muito obrigada.

há 17 anos Quinta-Feira | 13 dezembro 2007 | 19:59

Claudio se não for pedir muito será que vc poderia me passar um modelo de plano de contas de uma micro empresa no ramo de comercio e de prestação de serviço... o que cadastraram no meu sistema eu acho muito falho...

E quanto a fazer os balanços de abertura.. estou fazendo até que esta dando certo... mas da um trabalho...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade