x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 20.817

Ana Rita Ferreira de Sousa

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 18 anos Quinta-Feira | 13 dezembro 2007 | 16:02

Tenho uma empresa de RPA que o saldo de icms em 2006 esta credor... Preciso transferir este saldo para a contabilidade (pois em 2006 faziamos livro caixa).Como eu faço?
E em 2007 no mês de janeiro ela esta com saldo credor, e de 02/2007 á 05/2007 está devedor, e o outros meses ate novembro esta com saldo credor...

Como eu faço estes lançamentos na contabilidade para que o saldo final de dezembro seja igual da gia que é entregue.?
Poderia me explicar os lançamentos detalhadamente pois nunca os fiz.

obrigada.

Claudio Ruffino
Moderador

Claudio Ruffino

Moderador , Contador(a)
há 18 anos Quinta-Feira | 13 dezembro 2007 | 16:42

Ana, muito boa tarde.
Pelo que entendi lendo seu tópico, você irá iniciar a escrituração contábil de sua empresa certo? pois bem a principio deverá elaborar o balanço de abertura, e para isso irá precisar levantar os saldo das contas de ativo e passivo, para então iniciar com a contabilização. Observe aqui, o que o mestre Saulo Heusi fala sobre o assunto.

Bom, de posse do balanço de abertura, deverá então seguir com as contabilizações normais, e a seguir, notar como deverá ser feito o registro contabil do ICMS e/ou IPI este último se houver.

ICMS E IPI RECUPERÁVEIS
O IPI e o ICMS pagos na aquisição de mercadorias para revenda e de insumos da produção industrial (matérias-primas, materiais intermediários e embalagens) não devem integrar o respectivo custo, quando forem recuperáveis mediante crédito nos livros fiscais pertinentes.

IPI E ICMS NA IMPORTAÇÃO
A segregação do custo de aquisição aplica-se inclusive aos impostos recuperáveis (IPI/ICMS) pagos na importação de mercadorias destinadas à revenda ou matérias-primas e outros materiais destinados à industrialização.

CONTABILIZAÇÃO
Uma forma de contabilizar os impostos recuperáveis pagos na aquisição de mercadorias e insumos da produção é o registro, por ocasião da aquisição desses bens, em contas próprias, classificáveis no ativo circulante, intituladas "IPI a Recuperar" e "ICMS a Recuperar".

Exemplo:

Aquisição de R$ 110.000,00 de materiais para a produção, sendo recuperáveis R$ 10.000,00 de IPI e R$ 12.000,00 de ICMS:

D - Estoque de Matérias-primas (AC) R$ 88.000,00
D - IPI a Recuperar (AC) R$ 10.000,00
D - ICMS a Recuperar (AC) R$ 12.000,00
C - Fornecedores (PC) R$ 110.000,00

Lançamento por ocasião do término do período de apuração do IPI e do ICMS, transferindo-se o saldo das contas respectivas para a conta do passivo, temos:

D - ICMS a Recolher (PC)
C - ICMS a Recuperar (AC) 12.000,00

D - IPI a Recolher (PC)
C - IPI a Recuperar (AC) 10.000,00

Naqueles meses em que houver saldo credor, os valores deverão figurar sempre no ativo.

Legendas:
PC = passivo circulante
AC = ativo circulante

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/

há 18 anos Quinta-Feira | 13 dezembro 2007 | 19:48

Boa noite Claudio, eu entendi mais ou menos...

Qdo eu tiver com ICMS credor eu faço este lançamento?

D - ICMS a Recolher (PC)
C - ICMS a Recuperar (AC)

e qdo eu estiver com o icms a pagar?como devo proceder?

Poderia me explicar detalhadamente pois estou no final do ano e não fiz nenhum lançamento referente icms na contabilidade....

Muito obrigada.

há 18 anos Quinta-Feira | 13 dezembro 2007 | 19:59

Claudio se não for pedir muito será que vc poderia me passar um modelo de plano de contas de uma micro empresa no ramo de comercio e de prestação de serviço... o que cadastraram no meu sistema eu acho muito falho...

E quanto a fazer os balanços de abertura.. estou fazendo até que esta dando certo... mas da um trabalho...

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies