x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.116

Ajuste de saldos

ELISANGELA MARIA PEREIRA LISBOA

Elisangela Maria Pereira Lisboa

Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 22 agosto 2013 | 12:14

Boa Tarde a todos!

Entrei recentemente em uma empresa que trouxe a contabilidade interna, porém, a contabilidade anterior (externa)não conciliava as contas contábeis (exceto caixa e bancos)o resto não era conciliado. Vou ter que iniciar do zero pq eles não possuem relatórios que suportem o saldo anterior e ninguém sabe de nada se é que vocês me entendem. Qual o procedimento adequado neste caso? Posso fazer um ajuste para corrigir o saldo inicial, tem contas sem noção, por exemplo, a conta de clientes está um absurdo. Em que caso não posso utilizar a conta de ajuste de exercícios anteriores? Alguém poderia me orientar, porque atualmente a empresa esta sem contador.

Crislaine Marassi Costa

Crislaine Marassi Costa

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 27 agosto 2013 | 10:50

Bom dia, Elisangela!

Você pode fazer ajustes sem problemas, porém observe a forma de tributação da empresa para faze-los da forma mais adequada. Lembre-se que independentemente de qualquer coisa você terá que fazer os ajustes necessários no exercício vigente, pois eles podem ser feitos a qualquer momento mais de formas diferentes.

" Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço!"
(Dave Weinbaum)
Fabio Roberto

Fabio Roberto

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 27 agosto 2013 | 20:18

Boa Noite Elisangela,

Geralmente essas situações são muito chatas mesmo. Se você estiver com tempo eu recomendo fazer tudo de novo, já peguei escritas em que o trabalho estava tão ruim que não tinha remédio. Se este não for o caso recomendo conciliar tudo novamente, achar as diferenças e ajustar contra a conta de Ajuste de Exercícios anteriores. Vale ressaltar que é necessário um cuidado maior com os impostos, pense bem, se foi esse tipo de serviço contábil que foi prestado antes, imagine as apurações do fiscal, vale a pena dar uma conferida. A conta de ajuste não é pra ser usada de modo indiscriminado, o resultado dela no final dos ajustes impacta no resultado da empresa. Aqui no fórum você vai encontrar como utilizar esta conta.

Luis Antonio Oliveira Batista

Luis Antonio Oliveira Batista

Prata DIVISÃO 3 , Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 27 agosto 2013 | 20:24

Elisângela,

Sugiro uma data de corte e partir para frente.

Como alternativa, você pode utilizar uma conta como "outros créditos" ou "outras contas a pagar" para ser a contrapartida de todos os lançamentos de ajustes. Após isso, o "saldo" que ficar nessa conta, você ir amortizando no resultado durante um tempo, por exemplo, 60 meses. Lembro que por prudência, e afim de não se criar uma contingência, se essa amortização for debitando o resultado, deve-se adicionar na apuração do IR, e se for credora, considerar na base de cálculo.

Luis Batista
Consultor, Contador, Auditor
Criador dos sites:
https://www.empregocontabilidade.com
https://www.comocontabilizar.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: