x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.065

Alair Soares

Alair Soares

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 23 agosto 2013 | 11:12

Bom dia.

Estou com uma duvida.
Exemplo, tenho dois item patrimônio, quero fazer uma união dos mesmos e transforma-los e um único item. (exemplo evaporadora e condensadora, juntando os dois é um ar condicionado).ao fazer isso somamos os valores de aquisição de cada um o valor depreciação acumulada e o residual de cada um para ser o valor de calculo de depreciação do ar condicionado, mas a duvida é a seguinte ao efetuar a união do patrimônio, a vida util começa do inicio? ex: 120 meses ou continua conforme estava antes da união?

Att.
Alair Soares

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 23 agosto 2013 | 11:43

Prezado Alair,

Primeiramente não vejo a necessidade de proceder tal agregação, pois, pode ocorrer de qualquer um destes itens apresente defeito e seja necessário baixa-lo do imobilizado e caso seja um item único você teria dificuldade para saber o real valor a sofrer a baixa, por isso, sugiro que você não realize esta junção. Contudo, não existe nada que proíba tal procedimento, caso você for realizar a vida útil fica inalterada (permanecendo a vida útil antes da junção dos bens).

At,
Marcos Vinicius

Alair Soares

Alair Soares

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 26 agosto 2013 | 08:33

Obrigado Marcos.

No caso se faz necessario a junção, por que precisamos organizar por setor ou centro de custo, para cada responsavel de area se responsabilize pelo bens. Mas vou verificar a vida util proporcional conforme o que ja havia depreciado.

Obrigado.

Almir Adelino Zierhut

Almir Adelino Zierhut

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 26 agosto 2013 | 14:32

Boa Tarde Alair!

Conforme resposto do nosso amigo Marcos Vinicius, não seria necessário a junção dos dois bens para a organização por centro de custo, somente uma correta descrição numerando as unidades de vaporação e de condensação conforme número do equipamento ou do centro de custo, caso haja uma avaria em algum desses equipamento que fazem a parte do ar condicionado, vc simplesmente faria a baixa do equipamento e uma nova aquisição, assim não perdendo a depreciação da peça substituida.Fica mais fácil a contabilização tanto caso haja avaria, quando a depreciação após concerto do ar condicionado.
E esses tipos de equipamento normalmente estragam as unidades separadamente.

Almir Adelino Zierhut
Analista Contábil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade