x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 21.348

Termo de Transferencia de Responsabilidade Tecnica

Cintia Feitoza Cerqueira

Cintia Feitoza Cerqueira

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 23 agosto 2013 | 17:22

Boa tarde, colegas, estou com algumas duvidas quanto ao preenchimento do Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica, nunca fiz este procedimento. Quem deve fazer preenchimento o novo ou anterior contador?
Caso seja o novo, devo primeiro receber os documentos do colega anterior pra depois fazer, ou posso fazer sem ter os documentos em mãos, o contador anterior está pedindo os meus dados pra ele fazer, está certo?como posso descrever o motivo da transferência, o cliente alega a mudança porque o anterior não o atendia, mas não posso colocar isso.existe prazo pra fazer o documento e a partir de quando o prazo começa correr?

Desde já agradeço.

Thiago Ribeiro dos Santos

Prata DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 23 agosto 2013 | 17:46

Boa Tarde Cíntia.

Pelo que eu já vi é o contador anterior que preenche o termo, porque ele, melhor que ninguém, sabe o que fez ou não fez pela empresa contabilmente falando.
Quando o termo estiver em sua mão, você confere com a documentação enviada por ele pra ver se tudo está de acordo. Se tudo estiver certinho, você assina uma via e devolve para ele. A outra via fica com você.

att;

WILSON CANDIDO RIBEIRO

Wilson Candido Ribeiro

Prata DIVISÃO 3 , Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 14 fevereiro 2014 | 12:23

Bom dia.

Concordo que o Termo de responsabilidade tecnica deva ser preenchido pelo profissional anterior, onde o mesmo relaciona as ultimas declarações entregues, faz o relato em observações caso exista alguma coisa a ser informada.
Mas de acordo coma Resolução do CRC é o novo contador/profissional que deve preencher, com isso deveria estar com a documentação na mão.
Ocorre que, na pratica isso nem sempre ocorre, querem o termo de responsabilidade preenchido e depois mandam a documentação.
O posicionamento de tudo que ocorre na empresa, bem como as informações dos serviços executados e ultimas obrigações entregues deveria caber ao antigo profissional

Wilson Candido Ribeiro
Contcon Contabilidade Conchal ltda
keit s.franzini

Keit S.franzini

Bronze DIVISÃO 4 , Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 14 fevereiro 2014 | 13:13

O termo de responsabilidade técnica tem que ser preenchido pelo novo contador de acordo com a resolução do CRC após o novo contador preencher todos assina imprimi 3 copias 1 fica com cliente outra com o novo contador outra com o contador anterior.

Carina Dias

Carina Dias

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 17 março 2014 | 14:46

Boa tarde a todos. Continuo com uma dúvida :

Após serem realizados os procedimentos acima , cito o último que a Keit nos orientou - O Contador anterior envia DBE para alterar o responsável pela Contabilidade daquela empresa?

Ou o novo Contador deve fazer isso? Quais os procedimentos após as devidas assinaturas?

Grata desde já!

Carina Dias.
Contabilidade
[email protected]
WAGNER  CARVALHO

Wagner Carvalho

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 7 janeiro 2015 | 19:58

Boa Noite!

Sou Contador e estou recebendo a contabilidade de um colega de profissão. Dessa forma, gostaria de saber quais documentos devem ser entregues e quais as formalidades. Além disso, o contador anterior estaria obrigado a entregar os arquivos do software contábil contendo o plano de contas e o balanço da empresa?

Sds.
Wagner Carvalho

ELITA SOARES DE ALMEIDA

Elita Soares de Almeida

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 12:13

Boa tarde,
Estou transferindo a contabilidade de um cliente para um novo contador, tenho a responsabilidade de fechar o ano de 2014.
O novo contador está me pedindo pra lhe enviar o banco de dados contábil e fiscal da empresa, contendo todos os lançamentos,
escrituras fiscal e contábil do ano de 2014, visto que o mesmo utiliza o mesmo sistema. Tenho a obrigação de fornecer?Ele disse q até viria
ao meu escritório pra copiar tudo (plano de contas, integração da escrita com a contabilidade, lançamentos, etc), estou receosa disso,
acho que está querendo tudo 'mastigado', sei que tenho obrigações de lhe enviar tudo impresso, encadernado e autenticado, agora arquivos, não
sei.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade