x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 789

Compras sócios

Tatiana Oliveira

Tatiana Oliveira

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Fiscal
há 11 anos Terça-Feira | 27 agosto 2013 | 07:46

Bom dia.

Gente, estou com uma dúvida.

Qual seria o lançamento contábil para este caso:

Como trabalho no ramo de construção civil meu chefe fica de obra em obra, e acaba comprando alguns materiais no cartão dele particular, devido o corporativo ainda não ter sido feito.

Eu faço assim.

D - Distribuição Antecipada de lucros (AC)
C - Banco (AC)

Ele não deve fazer tal transação - Princípio da Entidade, mas este lançamento pode ser feito de antecipação de lucros?

Obrigada.

Tatiana Oliveira
Almir Adelino Zierhut

Almir Adelino Zierhut

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 27 agosto 2013 | 08:40

Bom dia Tatiana!

Não seria uma retirada de lucro, porque ele ñ está fazendo uma retirada e sim comprando materiais pela empresa e aplicando na mesma, como você já sabe não é o procedimento correto, mas se for poucos materiais e a provavelmente a NF da compra dos materiais saiu em nome dele, então o mais correto seria fazer uma NF avulsa dele vendendo os materias para a empresa.
Agora caso as NF´s estejam saindo no nome da empresa, e somente o pgto esteja sendo feito com o cartão de credito dele, então sugiro o pgto da NF a vista e a devolução do valor a pessoa física.

Almir Adelino Zierhut
Analista Contábil
Tatiana Oliveira

Tatiana Oliveira

há 11 anos Terça-Feira | 27 agosto 2013 | 08:44

Almir, obrigada pela ajuda.

Mas complementando, como seria o lançamento contábil para essa situação para justificar a saída do banco?

A NFS-e sai em nome da empresa e é paga pelo cartão particular.

Obrigada.

Tatiana Oliveira
Almir Adelino Zierhut

Almir Adelino Zierhut

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 27 agosto 2013 | 09:01

Tatiana!

Como vc mencionou, a NF sai em nome da empresa, mas é paga pelo cartão da pessoa física, sendo assim ñ vai haver um lançamento bancário da empresa somente o lançamento de compra dos produtos cfme NF.
D - Custo dos Serviços Prestados
C - Caixa/Banco

Almir Adelino Zierhut
Analista Contábil
Tatiana Oliveira

Tatiana Oliveira

há 11 anos Terça-Feira | 27 agosto 2013 | 09:21

Almir,

Entendo seu raciocínio, porém, devo efetuar o pagamento ao fornecedor correto, e sairá do meu banco. Este é um lançamento.

D- Fornecedores a pagar (PC)
C- Banco (AC)

E preciso registrar o reembolso do sócio, este é que preciso saber como fazer, vão haver duas saídas neste caso.

Obrigada.

Tatiana Oliveira
Vagnuenes Oliveira

Vagnuenes Oliveira

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 27 agosto 2013 | 09:41

Tatiana Lopes de Oliveira, você também pode abrir uma conta no passivo "emprestimo a pagar", e o lançamento da comprar da mercadoria ficará assim:

D - estoque de mercadoria
C - emprestimo a pagar (socio)

Pagamento:
C - Banco(ac)
D - emprestimo a pagar (socio)

Vagnuenes
FILIPENSES 4;13
Tatiana Oliveira

Tatiana Oliveira

há 11 anos Terça-Feira | 27 agosto 2013 | 09:41

Vagnuenes,

Bom dia.

Desculpe a insistência, mas não estou entendendo.

Deixa ver como ficaria:

Ele já pagou o fornecedor via cartão de credito ok, eu retiro do caixa para registrar o fato, e posso fazer o lançamento como reembolso para o sócio e escrever no histórico?

Muito obrigada.

Tatiana Oliveira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade