x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 763

Lançamento de Substituição Tributária

Amanda Pereira

Amanda Pereira

Prata DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 28 agosto 2013 | 14:19

Boa tarde.

Estou com uma empresa que não tem direito a crédito, ela comprou produtos para utilização da prestação de serviços. O valor total dos produtos foi 1.536,10, a ST 107,53 e o valor total da nota 1.643,63. A nota foi emitida em 21/06 e será paga no dia 21/07.

O lançamento no dia da compra seria esse ?

D- mercadoria - 1.536,10
D- despesa com GNRE (substituição tributária) - 107,53
C- fornecedor - 1.643,63

O lançamento do pagamento da nota seria esse ?

D- fornecedor - 1.643,63
C- banco - 1.643,63

O lançamento do pagamento da guia da ST seria como ?

Thiago Ribeiro dos Santos

Prata DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 28 agosto 2013 | 17:37

Boa Tarde Amanda,

No meu entendimento, o lançamento ficaria básico:

D - Mercadoria R$ 100,00
C - Fornecedor R$ 100,00

Não há o que se falar de pagamento de ST por você. Veja bem, se o seu fornecedor destacou ST na NF e acrescentou o valor da ST ao preço do produto, ele mesmo, o seu fornecedor já recolheu esse imposto pra você.
Essa é a essência da substituição tributária. Nesse caso você foi substituída por ele no recolhimento do imposto.

Ou seja, a ST pra você é parte integrante do preço do produto.

att;

Amanda Pereira

Amanda Pereira

Prata DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 29 agosto 2013 | 08:32

Depois que eu parei para analisar eu percebi isso, porque senão o meu cliente iria pagar a ST duas vezes. Então quando o fornecedor destacar na nota a ST é porque ele recolheu antes e cobra a mais no valor total da nota. Sendo assim, quando meu cliente comprar dele eu só devo lançar

D- mercadoria
C- banco

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: