x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 6.205

Estorno de despesa lançada indevida resultado

Luciana Alves

Luciana Alves

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 30 agosto 2013 | 16:55

Boa tarde,

Solicito ajuda referente a lançamento de uma despesa que foi lançada no mês anterior(julho) e neste mês foi constatado que deveria ser lançada no passivo. Pode-se fazer o estorno deste lançamento? Pode dar erro com algum arquivo que é enviado a Receita Federal?
Outra pergunta: Depois de fechado o mês de julho não pode fazer exclusão de lançamento ?

Muito obrigada,

Luciana

Matheus  Gomide

Matheus Gomide

Prata DIVISÃO 2 , Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 2 setembro 2013 | 11:37

Oi Luciana,

Mesmo eu não sabendo qual é a tributação da sua empresa e o tipo de despesa, acredito que poderia ser realizada, mesmo porque se fosse Lucro Real a apuração dos impostos sobre o lucro se fará por trimestre, onde Julho, Agosto e Setembro formarão o 3º trimestre. Portanto não implica nenhuma mudança por se tratar de despesa. Com relação a abertura do mês de Julho dependerá se já houve a entrega de arquivos à receita ou a entrega dele a bancos e sócios, por exemplo. Caso o valor não seja relevante acho que o estorno seria a melhor saída.

Att,
Matheus G. da Silva
Contabilidade
Sabrina Miramontes

Sabrina Miramontes

Prata DIVISÃO 1 , Gerente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 5 setembro 2013 | 14:46

Olá,

Meu problema é o seguinte:

em 2012 as vendas foram lançadas como recebidas à vista, e os recebimentos pelo banco foram lançados como depósito. Os adiantamentos de recebimento foram lançados como empréstimos bancários! Hoje quero acertar isso mas simplesmente não vejo como. Pensei em lançar

D empréstimo (PC)
C caixa (AC)

mas vejo que se fizer isso o valor do caixa ficará irreal, pois o dinheiro estará saindo dele 2 vezes: uma vez lá em 2012, quando foi feito o depósito, e agora, através desse estorno.

Qual seria a forma de eu zerar essa conta do passivo, demonstrando que esse valor não é uma obrigação e sim um direito que já foi recebido pelo banco???

Desde já agradeço!

PS: pensando melhor no assunto, acho que o dinheiro não estaria saindo do caixa 2 vezes, pois só entrou no banco como depósito os valores relacionados a recebimentos de cartão de débito/crédito, mas os adiantamentos de recebimento foram direto para o passivo. Ainda assim preciso da ajuda dos colegas, pois não sei que lançamento fazer para arrumar, o que sei é que se tiver que usar a conta caixa como contrapartida, o caixa não vai aguentar...

Grata

Sabrina Miramontes

Sabrina Miramontes

Prata DIVISÃO 1 , Gerente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 5 setembro 2013 | 14:59

Caros colegas, pensei no seguinte:

Transferir a obrigação para o direito de receber:

D - Adiantamento de Recebimento (PC)
C - Vendas com Cartão (AC)

E fazer o ajuste de exercícios anteriores

D - Vendas com Cartão (AC)
C - Ajuste de Exercícios Anteriores

D - Ajuste de Exercícios Anteriores
C - Prejuízos Acumulados (fechou com prejuízo em 2012)

Estaria correto???

Desculpem a ansiedade, mas quando me vejo diante de um desafio minha cabeça não para de funcionar...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade