x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 27.255

Contabilização de Despesas Recuperadas

Wellington Sousa

Wellington Sousa

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 2 setembro 2013 | 12:27

Pessoa, tenho algumas dúvidas a respeito da conta de DESPESAS RECUPERADAS.

1 - Qual o conceito dessa conta?
2 - É uma conta redutora de despesas?
3 - Porque o nome da conta é DESPESAS RECUPERADAS e ela fica no no grupo de RECEITAS?
4 - Se for uma conta redutora de despesas ela não deveria ser uma conta de natureza credora no grupo de despesas?
5 - Ao invez de diminuir as despesas ela não vai estar aumentando as receitas?

Por favor me dêm exemplos de casos que se use essa conta, e a forma do lançamento.

Desde já agradeço.

Matheus  Gomide

Matheus Gomide

Prata DIVISÃO 2 , Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 2 setembro 2013 | 16:44

Blza Wellington,

Como o próprio nome diz, você estará recuperando uma despesa passada. Assim, como anteriormente houve um lançamento de forma errônea em despesa, no mês seguinte você ao perceber o erro estorna em "Despesas Recuperadas". O fato dela estar em "Outras Receitas" é para zerar o lançamento anterior. Como o grupo de Despesas são de natureza devedora, o ideal é creditar nessa conta mesmo. Ela também pode ser usada em um estorno do banco, por exemplo, ao devolver um valor descontado indevidamente em período anterior, conforme identificado em extrato bancário.

Att,
Matheus G. da Silva
Contabilidade
cassia joseane

Cassia Joseane

Iniciante DIVISÃO 2 , Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 2 setembro 2013 | 16:54

oi Matheus, preciso de sua ajuda
tenho um cliente MEI, ele teve receita em 2012 de 400.000,00 estou tentando fazer o SIMEI, sendo que quando coloco o valor da receita ele me da o seguinte erro: 33010 Atenção: a receita bruta total do ano-calendário da declaração superou o limite permitido para enquadramento no SIMEI, não sendo possível a transmissão da DASN-SIMEI.
como posso fazer esta declaração, para recolher o DAS em excesso, a empresa foi desenquadrada em 31/12/2012 com efeito a partir de 01/01/2013, a partir deste ano nós já estamos pagando sobre o anexo III.
só preciso saber como fazer a declaração do SIMEI para poder pagar o DAS excedente. ok
me ajuda por favor, pois nem a receita federal sabe me explicar.

abs,
cassia

Wellington Sousa

Wellington Sousa

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 2 setembro 2013 | 21:47

Matheus,
obrigado pela resposta, mas me tire mais essa dúvida por favor.

Sendo um estorno não deveria creditar a despesa para que ela venha diminuir? Porque utilizando a conta DESPESAS RECUPERADAS, no que eu vejo estará aumentando a receita e o valor da despesa continuará lá. Por exemplo, digamos que tenha feito um lançamento indevido no valor de R$ 2.000,00 na conta de despesa no mês anterior, e no mês atual foi utilizado a conta DESPESAS RECUPERADAS, para zerar o lançamento. Quando for tirar o balancete constará no valor da receita R$ 2.000,00 a maior, que na verdade não é uma receita e sim um estorno, e na conta de despesa ainda existirá o valor de R$ 2.000,00, sendo que essa
despesa não existe . Estou certo?

Nesse caso faria o lançamento da seguinte forma, creditaria a conta de despesa para estornar e diminuir o saldo e debitaria a conta caixa para devolver o valor.

Se puder me ajude.

Matheus  Gomide

Matheus Gomide

Prata DIVISÃO 2 , Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 3 setembro 2013 | 08:11

Ok Wellington,

Ocorre em situações onde o mês anterior já foi fechado no qual não há possibilidade de reabertura. Assim ao estornar em outro mês esse valor a crédito na despesa, corre o risco dessa conta ficar credora, isso caso não haja novos valores de despesas para a mesma, distorcendo a natureza contábil dessa conta. O valor dessa receita deverá ser identificado na conta "Recuperação de Despesas" dentro do grupo Outras Receitas, para assim não confundir com as receitas operacionais da empresa. Porém se for possível retornar no mês anterior, melhor seria excluir o lançamento feito e lançá-lo novamente.

Att,
Matheus G. da Silva
Contabilidade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade