x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 2.168

Ativo Imobilizado

Lucimar Lara de Serpa

Lucimar Lara de Serpa

Iniciante DIVISÃO 2 , Auxiliar Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 11 setembro 2013 | 15:50

Boa tarde a todos,
Estou vivenciando uma situação para mim inusitada, ou seja, temos duas empresas sendo a Empresa Filial em atividade plena e a Matriz atualmente em construção ( Ela está parada sem movimentação financeira ou contábil ); O meu patrão tem comprado mercadorias com natureza de operação "Vendas mercadorias adq. e receb. de terceiros" e pedindo que eu lançe como "uso/consumo" e "ativo imobilizado" em nome da Matriz e querendo que eu faça o lançamento na Filial e posteriormente quando a Empresa Matriz for inaugurada, deverei fazer a transferência para a mesma.
O que mais preocupa é que todas estas notas fiscais compradas veem com natureza da operação de "Vendas mercadorias adq. e receb. de terceiros" e não vendas para o "Ativo imobilizado".

Posso lançar notas fiscais que vieram em nome da Matriz na Filial?
E com relação ao tipo de natureza da operação?
Obrigado.

Carlos Pinheiro

Carlos Pinheiro

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 11 setembro 2013 | 16:12

Lucimar Lara de Serpa boa tarde!

Se a nota fiscal esta sendo emitida contra a filial, a mesma deve constar no livro de entradas da filial.

Em relação ao tópico ativo imobilizado, não existe problema se a discrição vier com o CFOP delimitando como “Vendas mercadorias adq. e receb. de terceiros". A classificação de ativo imobilizado deve seguir aquela disposta no CPC 27 e no ICPC 10.

Sugiro que análise criteriosamente se o bem é realmente ativo imobilizado, bem de natureza permanente ou deve se deve contabilizado diretamente no resultado.

Carlos Pinheiro
Contabilista

Lucimar Lara de Serpa

Lucimar Lara de Serpa

Iniciante DIVISÃO 2 , Auxiliar Administrativo
há 11 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 16:09

Obrigado Carlos

Com relação à sua afirmação:
"Se a nota fiscal esta sendo emitida contra a filial, a mesma deve constar no livro de entradas da filial."

-> a nota fiscal é emitida em nome da matriz, porém, como a matriz está em construção aconselharam-me a lançar na filial toda a movimentação e posteriormente fazer a transferência dos produtos do Ativo Imobilizado.

Carlos Pinheiro

Carlos Pinheiro

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 17:37

Lucimar Lara de Serpa;

Esse conselho que lhe deram irá lhe causar problemas futuros com a suas declarações acessórias.

Carlos Pinheiro
Contabilista

Vicente eugenio

Vicente Eugenio

Prata DIVISÃO 1 , Gerente
há 11 anos Sexta-Feira | 20 setembro 2013 | 21:19

boa noite,
Se a NF estiver em nome da matriz, jamais pode ser registrado na filial, já que a Matriz já tem CNPJ proprio.
Voce pode registrar no imobilizado da propria Matriz, mas não poderá fazer a depreciação, pois ainda não está em uso.

O registro do ativo imobilizado é regulado pela NBC T 19.1.

São classificados ainda, no imobilizado, os recursos aplicados ou já destinados à aquisição de bens de natureza tangível, mesmo que ainda não em operação, tais como construções em andamento, importações em andamento, etc.

Mas se estiver a NF no nome da filial, pode lançar no imobilizado. Quando a Matriz estiver pronta voce emite uma nota fiscal com o preço de custo para a Matriz.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade