x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 938

Dividendos na DOAR e na DFC

Lucas Timm

Lucas Timm

Iniciante DIVISÃO 1, Controller
há 11 anos Quinta-Feira | 19 setembro 2013 | 10:46

Olá,

Ao analisar a DOAR (Demonstração de Origem e Aplicação de Recursos) e a DFC (Demonstração de Fluxo de Caixa) de empresas listadas na Bovespa, percebi que em muitas delas existem grandes diferenças entre essas demonstrações nos exercícios de 2005, 2006 e 2007 referente aos dividendos.

Sei que a DOAR deixou de ser obrigatória a partir de 2008, enquanto a DFC passou a ser exigida desde 2005. Portanto, a DFC substituiu a DOAR, mas houve períodos em que as empresas divulgaram ambas (2005, 2006 e 2007).

Há casos nos quais os dividendos são exatamente iguais na DOAR e na DFC destes exercícios. O que poderia explicar essa diferença existente entre a DOAR e a DFC?

Agradeço desde já.

Carlos Pinheiro

Carlos Pinheiro

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 20 setembro 2013 | 14:40

Lucas Timm boa tarde!

Antes de mais nada belíssimo questionamento e de difícil mensuração. Contudo, sem menção alguma de esgotar o assunto entendo que a variação entre as referidas demonstrações financeiras decorre da aplicabilidade do normas internacionais de contabilidade.

Existe uma divergência as vezes gritante, daquilo enunciando no CPC 03 - DFC e do IAS 7 Statement of Cash Flows. Para entendermos essa diferença faz-se necessário lembrar que a aplicabilidade do CPC03 e IAS7 x DOAR são variáveis no que tange ao conceito internacional.

Ora, se ao falarmos de contabilidade internacional e seus métodos empíricos em detrimento as Normas Brasileiras de contabilidade o ponto de divergencia destas demonstrações necessariamente tem que estar na teoria/técnica entre as normas intrínsecas a cada uma.

Lucas Timm, esse é um tema muito interessante, gostaria muito de que outros colaboradores participassem da discussão...

Abraços!

Carlos Pinheiro
Contabilista

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.