x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.458

Josué Alves

Josué Alves

Bronze DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Contabilidade
há 17 anos Quarta-Feira | 2 janeiro 2008 | 11:07

[/code]Caros colegas.
Estou com um enorme problema, a empresa em que presto serviços está com seu estoque completamente falho, ou seja, o fisico não bate com contabil e ambos não batem com o que está no kardex, com relação ao cmv está (+ ou - ) ok pelo menos boa parte dos produtos tem seu cmv calculado, do contrário apuro 70% do maior preço de venda, afim de apurar o cmv corretamente.
Minha pergunta é: Como inventariar os produtos neste caso, afim de que o fisico bata com a contabilidade?

Josué Alves
Portal Contabeis
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 2 janeiro 2008 | 11:28

Na contabilidade a regularização das divergências entre o estoque físico e o contábil é efetuada mediante registro a débito ou a crédito da conta de Estoques, conforme sejam apuradas faltas ou sobras, respectivamente.

Na maioria das vezes tais divergências, além de serem pouco significativas, decorrem de erros no registro da movimentação dos estoques e, desse modo, o lançamento relativo ao ajuste terá como contrapartida a conta de Custo das Mercadorias Vendidas.

Todavia, pode ocorrer que as faltas detectadas no confronto dos saldos apurados no inventário físico e nos saldos registrados nas fichas de estoque (e conseqüentemente na escrituração contábil) sejam de grande monta, o que conduz à suposição de que as divergências sejam decorrentes de eventos não relacionados com as operações normais da empresa, ou seja, que as divergências provenham de furto, roubo, desvio etc.

Nesses casos, se confirmada tal suspeita, a contrapartida do ajuste dos saldos dos estoques deverá ser registrada como Despesa Operacional (na conta "Perdas por Faltas no Inventário").

Nesses casos pode-se efetuar os seguintes lançamentos:

1) Regularização das Sobras no Estoques:
D - Estoque (AC)
C - Custo das Mercadorias Vendidas (CR)

2) Regularização das Faltas do Estoque:
D - Custo das Mercadorias Vendidas (CR)
C - Estoque (AC)

3) Ajuste Decorrente de Roubo, Furto, Desvio etc.
D - Despesas Operacionais (CR)
C - Estoque (AC).

(Art. 291 do Decreto nº 3.000/1999 - RIR/1999)

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quarta-Feira | 2 janeiro 2008 | 18:17

Boa tarde Josué,

Com a simples intenção de abordar outro aspecto do assunto que não o brilhantemente colocado pelo Claudio, tenha em conta ainda a possibilidade de poder considerar (ou não) as perdas como Despesas Operacionais, haja vista que para tanto, devem estar reconhecidas em Laudos Técnicos.

Veja maiores detalhes acerca do assunto no tópico Perdas de Mercadorias onde os lançamentos contábeis demonstrados acima são ratificados e a legislação pertinente é mencionada.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade