Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.142

Contabilização de Incorporadora

Alécio Moreira

Alécio Moreira

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 25 setembro 2013 | 14:27

Caros colegas,

Estou adentrando nesse mundo da Construção Cível, mas focado em Incorporadora, tenho algumas duvidas e irei compartilhar com vocês:

A primeira era sobre custo orçado, mas essa já consegui resolver, apenas posso apurar custo orçado se estiver no Lucro Real, ok.
Mas sobre os lançamentos dos custo da obra, por exemplo, Material de construção, salários, prestação de serviços de terceiros e custos em geral para obra. Como é feito esse tipo de lançamento, posso jogar direto para o Grupo de Construções em Andamento (AC) e contra partida em fornecedores ou salários pagar respectivamente.

No caso de venda, devo apurar o custo de onde, seria a fração ideal de custo já incorrido dessa mesma conta? Grupo de Construções em Andamento (AC).

Espero obter ajuda para mais essas duvidas.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 11 anos Sábado | 28 setembro 2013 | 09:37

Alécio Moreira, bom dia.

Aconselho a cria contas de custos por obra e dentro de cada obra, criar as contas de praxe, custos diretos, indiretos etc. dessa forma você terá um controle do custo de cada obra e no caso de venda, saber a fração ideal ok?

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2 , Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Domingo | 29 setembro 2013 | 20:31

Essa é a opção correta, criar uma conta para cada empreendimento e assim conseguirá apurar o seu custo. No caso de várias unidades, é só fazer a divisão para se chegar ao custo unitário.
Quando um produto ou serviço englobar mais de uma obra, deverá fazer o seu rateio.

APARECIDA MOTA
Alécio Moreira

Alécio Moreira

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 30 setembro 2013 | 08:58

Luiz, ok.

Como se trata de Incorporadora e nesse caso, criamos uma SPE para cada obra, os custos já ficam segregados por obra, mas minha duvida inicial era sobre onde contabilizar os custos, mas já resolvi essa também.

Muito Obrigado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade