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Balanço de Abertura

MAURICIO COSTA GUIMARAES

Mauricio Costa Guimaraes

Bronze DIVISÃO 5 , Subcontador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2013 | 10:03

Bom dia à todos!

Entrei numa fábrica com 30 anos de atividades optante de longa data do LP por contabilidade terceirizada que apenas preenchia o Livro Caixa. Sob a decisão de fazer um balanço, percebi que esta continha aproximadamente R$3.000.000,00 entre estoque e imobilizado e que não havia a mesma representatividade no passivo. Os poucos lucros haviam sido distribuídos e pergunto; Posso utilizar a conta de Ajustes de Avaliação Patrimonial para um valor tão alto ou há outra saída?

Se alguém tem tempo de analisar 433 páginas para verificar se tem algo que responda sua dúvida, parabéns! Se este espaço não puder ser utilizado, favor informar tambem.

Mauricio C.Guimarães
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 11 anos Sábado | 28 setembro 2013 | 09:52

Mauricio Costa Guimaraes, bom dia.


O correto seria você fazer um relatorio mostrando a real situação e orientanto no sentido de buscar soluções que o caso requer, porque talves isso não seja suas suas atuais atribuições, principalmente, se não foi contrato para o tal serviço. Pode acontecer até que os dirigentes desconnheçam a situação e irão lhe gradecer, por alerta-los.

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
William Marchl

William Marchl

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 11 anos Domingo | 29 setembro 2013 | 13:45

Olá Mauricio Boa tarde!

O processo de implantação de uma contabilidade em uma empresa com 30 anos de atividade não é tarefa fácil, mas também não é impossível, sendo também uma ótima oportunidade de negócio.

Primeiramente você deve analisar o contrato de constituição e a última consolidação da empresa, contratos com clientes, fornecedores, bancos, sócios e investidores. Depois você deve verificar as declarações da empresa e dos sócios, verificando se há mútuo, lucro distribuído etc.

Na segunda etapa você deve checar os relatórios financeiros da empresa, contas a pagar, a receber, tesouraria, etc. certifique-se sobre a veracidade das informações, conciliando-os com os livros fiscais e banco e/ou caixa.

Na terceira etapa verifique as CNDs em todos os âmbitos, não apenas tributário, mas também previdenciária, falências, criminal, cível, cartórios, etc. Faça uma pesquisa do passivo tributário e consulta os extratos de parcelamento dos impostos se houver.

Na quarta faça uma circularização das informações com bancos, clientes, fornecedores, advogados e corretores de investimento e de seguro para certificar sobre os saldos informados e confrontá-los no que você está chegando.

E por último solicite ao cliente um laudo de avaliação do ativo imobilizado de toda a empresa, este deve ser elaborado por um especialista, sendo empresa, engenheiro ou técnico.

Como você pode perceber é um trabalho demorado e refinado, é importantíssimo executá-lo muito bem para que reflita a posição patrimonial real da empresa, lembrando que todos os saldos implantados deverão basear em informações e documentos comprobatórios, podendo ser solicitados pelo sócio, fisco, auditorias e investidores, por isso sugiro que negocie bem os honorários para que não fique no prejuízo ou não tenha condições de realizar um bom trabalho. Lembre-se de trabalhar sempre sob a Lei.

Boa sorte!

William Marchl
Adler Contabilidade & Consultoria
E-mail: [email protected]
Site: http://www.adlercc.com.br/

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