Marcio Reboucas
Iniciante DIVISÃO 2 , Não InformadoOlá Boa Tarde!!!!
Peço a gentileza dos colegas para me tirar uma duvida, digamos que cruel. Faço a contabilidade de uma empresa, e esta tem um depósito fechado, a qual estoca as mercadorias e conforme a necessidade da Matriz, faz os repasses da mesma através de transferências. Ocorre que neste ano de 2013 em maio, houve na empresa uma fiscalização da secretaria da Fazenda e nesta foi informado pela fiscal que a Filial, por ser um deposito fechado não poderia mais fazer compras em sua razão. Tendo que ser feita de agora em diante feitas compras pelo Cnpj da Matriz e no rodapé da nota fiscal de entrada(fornecedor) em "Observações" ou "Dados Adicionais" colocar o endereço da filial. Isso informação passada pela fiscal.
Daí surge minha dúvida, como registrar esse lançamento.
Uma vez que essa NF foi emitida para a Matriz, teria que dar entrada na Matriz e transferir para a Filial.
Registro:
Entrada da mercadoria matriz como mercadoria em trânsito
D - Mercadoria em transito
C- fornecedor
Na entrega vem especificando que a NF emitida para a Matriz será entregue na Filial, nesse caso faria uma transferência, com a própria NF do fornecedor.
D- Estoque filial
C- Mercadoria em transito
h- Transf. de mercadorias entre matriz e filial conforme Nf n:xx Fornecedor:xxxx, conforme "Observações" "Dados adicionais".
E quando a Matriz solicitasse a mercadoria que consta na Filial( Deposito Fechado). Emitir uma Nf de transferencia
D-Estoque Matriz
c- Estoque Filial
Além desse registro como proceder com o caso da apuração do ICms. Lançar pela Matriz, por ter sido especificado no campo Destinatário da NF de Entrada?