x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.512

Ana Célia de Oliveira

Ana Célia de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 4 janeiro 2008 | 13:24

Boa Tarde, um feliz 2008 para todos os usuários do forum.

A minha duvida é a seguinte:
Tenho um prestador de serviços que emitiu NF em nome da empresa que trabalho. O pagamento deste prestador foi feito pela Prefeitura através de emprenho, só que não tenho como dar entrada deste dinheiro no meu caixa... como posso debitar em minha contabilidade o credito feito para o mesmo? Não consegui achar uma solução, se alguem puder me ajudar agradeço.

Ana Célia

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Sexta-Feira | 4 janeiro 2008 | 19:11

Boa tarde Ana,

Lê-se no seu questionamento: Tenho um prestador de serviços que emitiu NF em nome da empresa que trabalho.

Se entendi bem (se não, corrija-me) determinada pessoa física prestou serviços à Prefeitura de seu Município e para receber pelos serviços emitiu Nota Fiscal de sua empresa, estou certo?

Se estou certo, você deverá contabilizar a Receita decorrente dos serviços prestados, o crédito da pessoa física que usou a NFS e a quitação deste crédito pelo recebimento do valor expresso na NFS (pagamento da Prefeitura).

Na prática ficaria assim:

pela emissão da NFS - prestação dos serviços
D - Prefeitura Municipal (AC)
C - Receita da venda de serviços (CR)

pelo recebimento da NFS
D - Caixa ou Bancos Conta Movimento (AC)
C - Prefeitura Municipal

pelo repasse do numerário
D - Serviços Prestados por Terceiros (CR)
C - Caixa ou Bancos Conta Movimento (AC)

Nota
É imperativo que você tenha em conta que a empresa não deve (nem pode) "emprestar" Nota Fiscal para terceiros. Isto porque caberá a ela (empresa) o ônus dos impostos incidentes sobre a receita que forçosamente terá de reconhecer.

A forma indicada acima para efetuar-se o repasse é apenas paliativa e só poderá ser procedida contra a entrega (pela pessoa física) de Recibo de Pagamento de Autônomo ou Recibo comum revestido das informações exigidas por lei.

...

Ana Célia de Oliveira

Ana Célia de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 7 janeiro 2008 | 07:59

Bom dia Saulo,

Acho que não consegui me expressar corretamente, trabalho em uma empresa sem fins lucrativos (hospital), o pagamento da nota fiscal a ser pago são serviços prestados por médicos.
Quem fez o pagameto desta divida foi a Prefeitura através de empenho. Só que não foi emitido nenhum documento que eu possa contabilizar para debitar o valor devido.
Eu não sei como funciona exatamente a contabilidade publica, mas ele não usaram a nota fical emitida para fazer o empenho.
A prefeitura sempre passa subvenções para nós, mas desta vez não posso entra como receita de repasse da Prefeitura.

Ana Célia

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade