x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 9.404

Vendas, Receitas e Gorjetas

Visitante não registrado

há 11 anos Segunda-Feira | 30 setembro 2013 | 19:08

Boa Noite Ivoneide Soares Camilo! O depto. fiscal pode lhe informar a receita mensal do restaurante, e o depto. Pessoal pode lhe passar o valor das gorgetas pagas mensalmente. Att.

Ivoneide Soares Camilo

Ivoneide Soares Camilo

Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 1 outubro 2013 | 10:30

Bom dia! Tim Bill, na realidade, já tenho a planilha tanto do faturamento como das gorjetas recebidas, pois são compulsórias, destes dois já foram apurados o Simples Nacional e as gorjetas já foram inclusas em Folha de Pagamento, no meu caso, preciso inserir no programa Contábil estes valores, ou seja, o faturamento e as gorjetas, pois o recebimento dos clientes já foram lançados através do Banco. Em que contas eu lanço?
- Quando da venda da refeição
- O recebimento dos valores em Banco
- A retirada do valor das gorjetas
Desde já agradeço

Visitante não registrado

há 11 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 11:45

Bom Dia Ivoneide Soares Camilo! Vc deve ter em mãos uma Planinha Gerencial discriminando as Receitas e Despesas (inclusive c/as gorjetas pagas), onde:
- o depto. Fiscal emite a guia do recolhimento do Simples Nacional, com base na Receita do mês, e
- o depto. Pessoal lança as gorjetas na Folha de Pagamento.
Então os laçamentos contábeis p/as Receitas: Debite: Banco(AC) Credite: Receitas(R) e, as gorjetas pagas vem pela provisão mensal da Folha de Pagamento: Debite: Despesas c/Gorjetas(R) Credite: Salários a Pagar(PC).

Legenda: (AC)Ativo Circulante, (PC)Passivo Circulante, (R)Contas de Resultado.

Att.

Ivoneide Soares Camilo

Ivoneide Soares Camilo

há 11 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 14:29

Obrigada pela resposta Tim Bill, só fiquei com uma dúvida... se é o cliente quem paga a gorjeta, eu devo criar uma conta de resultado, ou seja despesa c/ gorjetas? Afinal, não estou tendo despesa nenhuma só distribuição de valores?! Eu realmente fiquei confusa com estes lançamentos, desculpe-me. Obtive o CRC no primeiro semestre de 2012 e sou inexperiente em alguns casos, faço a contabilide de várias empresas mas é a primeira vez que tenho que contabilizar gorjetas. Mais uma vez agradeço pela sua atenção.

Visitante não registrado

há 11 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 16:42

Boa Tarde Ivoneide Soares Camilo! Não fique preocupada! Toda vez que você tem dúvida, basta perguntar e certamente vai haver algum colega contador ou técnico em contabilidade que vai tirar a sua dúvida. Bom, é para isso mesmo que tem este Fórum, onde trocamos conhecimento: quer aprendendo, quer ensinando. Um ótimo trabalho para você! Att.

Ivoneide Soares Camilo

Ivoneide Soares Camilo

há 11 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 16:56

Tim Bill, mesmo sendo Contadora, necessariamente não sabemos de tudo. Fiquei constrangida e acabei colocando como Auxiliar, o que não é bem a realidade. Sempre que me ocorrem dúvidas recorro a este Forum, o que tem me auxiliado muito. Obrigada por tudo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade