Ivoneide Soares Camilo
Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente ContabilidadeFaço a contabilidade de um restaurante, preciso saber como contabilizar: A venda da refeição, a gorjeta recebida e a entrada no Banco ou a Receita obtida. Vocês podem me auxiliar?
respostas 6
acessos 9.404
Ivoneide Soares Camilo
Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente ContabilidadeFaço a contabilidade de um restaurante, preciso saber como contabilizar: A venda da refeição, a gorjeta recebida e a entrada no Banco ou a Receita obtida. Vocês podem me auxiliar?
Visitante não registrado
Boa Noite Ivoneide Soares Camilo! O depto. fiscal pode lhe informar a receita mensal do restaurante, e o depto. Pessoal pode lhe passar o valor das gorgetas pagas mensalmente. Att.
Ivoneide Soares Camilo
Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente ContabilidadeBom dia! Tim Bill, na realidade, já tenho a planilha tanto do faturamento como das gorjetas recebidas, pois são compulsórias, destes dois já foram apurados o Simples Nacional e as gorjetas já foram inclusas em Folha de Pagamento, no meu caso, preciso inserir no programa Contábil estes valores, ou seja, o faturamento e as gorjetas, pois o recebimento dos clientes já foram lançados através do Banco. Em que contas eu lanço?
- Quando da venda da refeição
- O recebimento dos valores em Banco
- A retirada do valor das gorjetas
Desde já agradeço
Visitante não registrado
Bom Dia Ivoneide Soares Camilo! Vc deve ter em mãos uma Planinha Gerencial discriminando as Receitas e Despesas (inclusive c/as gorjetas pagas), onde:
- o depto. Fiscal emite a guia do recolhimento do Simples Nacional, com base na Receita do mês, e
- o depto. Pessoal lança as gorjetas na Folha de Pagamento.
Então os laçamentos contábeis p/as Receitas: Debite: Banco(AC) Credite: Receitas(R) e, as gorjetas pagas vem pela provisão mensal da Folha de Pagamento: Debite: Despesas c/Gorjetas(R) Credite: Salários a Pagar(PC).
Legenda: (AC)Ativo Circulante, (PC)Passivo Circulante, (R)Contas de Resultado.
Att.
Ivoneide Soares Camilo
Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente ContabilidadeObrigada pela resposta Tim Bill, só fiquei com uma dúvida... se é o cliente quem paga a gorjeta, eu devo criar uma conta de resultado, ou seja despesa c/ gorjetas? Afinal, não estou tendo despesa nenhuma só distribuição de valores?! Eu realmente fiquei confusa com estes lançamentos, desculpe-me. Obtive o CRC no primeiro semestre de 2012 e sou inexperiente em alguns casos, faço a contabilide de várias empresas mas é a primeira vez que tenho que contabilizar gorjetas. Mais uma vez agradeço pela sua atenção.
Visitante não registrado
Boa Tarde Ivoneide Soares Camilo! Não fique preocupada! Toda vez que você tem dúvida, basta perguntar e certamente vai haver algum colega contador ou técnico em contabilidade que vai tirar a sua dúvida. Bom, é para isso mesmo que tem este Fórum, onde trocamos conhecimento: quer aprendendo, quer ensinando. Um ótimo trabalho para você! Att.
Ivoneide Soares Camilo
Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente ContabilidadeTim Bill, mesmo sendo Contadora, necessariamente não sabemos de tudo. Fiquei constrangida e acabei colocando como Auxiliar, o que não é bem a realidade. Sempre que me ocorrem dúvidas recorro a este Forum, o que tem me auxiliado muito. Obrigada por tudo.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade