Bom dia Luiz, SÓ PARA COMPLEMENTAR E ESCLARECER MELHOR SOBRE “ADIANTAMENTOS A TERCEIROS”.
A forma que você citou TAMBÉM esta correta, no entanto acho inviável dependendo da operação, no que tange à simplificação da operação, pois utilizamos esse procedimento que você citou quando o valor do adiantamento é inferior ao total da compra.
Exemplo: adiantamento de 50% da compra e 50% a prazo com pagamento 30 dias após a entrega (Dependendo da operação envolvendo adiantamento a terceiros e/ou aquisições mediante emissão de Nota Fiscal para entrega futura, também podemos utilizar "Contas de Compensação"), neste caso, vamos alocar os lançamentos conforme pedido no exemplo;
Pelo Adiantamento (50%)
D= Adiantamento Fornecedores (Ativo)
C= Caixa/Bco (Ativo)
1.000,00
Pela ENTREGA do produto/realização do gasto
D= Gasto (R)
C= Fornecedores (passivo)
2.000,00
Pela BAIXA do adiantamento
D= Fornecedores (Passivo)
C= Adiantamento Fornecedores (ativo)
1.000,00
Pelo PAGAMENTO RESTANTE (30 dias após a entrega)
D= Fornecedores (Passivo)
C= Caixa/Bco (Ativo)
1.000,00
* Podemos fazer os lançamentos acima pelo método das partidas múltiplas/dobradas cujo teria similaridade com o que citei no primeiro post.
Agora, quando o TOTAL DA COMPRA foi adiantada ao fornecedor, podemos SIMPLIFICAR os lançamentos através do PROCEDIMENTO TÉCNICO supracitado no primeiro post, ou seja, você pode resumir em apenas 2 lançamentos, enfim, quando o nobre colega cita a questão de movimentar a conta fornecedores de acordo com a natureza, concordo, também relato que isso é relativo como já informado através de exemplos acima, inclusive numa possível "Perda Cambial" se fosse compra do exterior teria de debitar a despesa e creditar o adiantamento, cabe informar que existe alguns PROCEDIMENTOS TÉCNICOS cujo proporciona uma maior facilidade ao usuário da contabilidade concomitante tem o mesmo efeito contábil mantendo a realidade financeira da empresa.
O procedimento que citei, pode ser visto em boletins de empresas de consultorias contábil tais como; cenofisco, iob, sites, e entre outros, pois é comum essa prática.
Referência Bibliográfica 
Sérgio de Iudícibus, Eliseu Martins, Ernesto Rubens e Ariovaldo dos Santos (2010), Manual de Contabilidade Societária. FIPECAFI.
Observação: Fiz uma consulta sobre "Adiantamento a Terceiros" no livro citado acima para confrontar prática que utilizei.
Espero ter ajudado.
Atenciosamente,
Vanderlei Arraes Thibes