x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 16

acessos 45.790

wanderley b. rodrigues

Wanderley B. Rodrigues

Bronze DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 17 anos Terça-Feira | 8 janeiro 2008 | 17:05

Por favor, poderiam informar quais os lançamentos/contas que devemos usar para contabilizar os valores de arredondamento pagos em um mês e descontados no outro ?

Exemplo valor a pagar 1023,35 arredondamento 0,65 valor pago 1.024,00.

No mês seguinte descontamos os 0,65 já pagos e efetuamos o pagamento do novo arredondamento por ex. 0,38.

Regina

Regina

Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 17 anos Terça-Feira | 8 janeiro 2008 | 17:35

Eu contabilizo da seguinte forma:

quando é desconto eu credito a conta "recuperação de despesas com folha de pagamento"

quando estou pagando o arrendondamento, debito a conta de despesa com salários ou despesa com arredondamento.

Alguém pode dizer se está correto?

wanderley b. rodrigues

Wanderley B. Rodrigues

há 17 anos Terça-Feira | 8 janeiro 2008 | 23:41

Olá Regina, obrigado pela atenção.

De toda forma como você também pede uma confirmação se o que faz está correto, vamos aguardar a intervenção de um outro colega.

Há dúvida se utilizo a conta caixa ou só as contas de resultado.

MARCELO PEREIRA PERILLO

Marcelo Pereira Perillo

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 17 anos Quarta-Feira | 9 janeiro 2008 | 15:18

Wanderley, em se tratando de arredondamento relativo a folha de pagamento, sempre havera um arredondamento para um valor maior, nunca menor. Sendo assim, suponhamos que na folha de dezembro de 2007 vc tenha arredondado os salarios para que os liquidos dessem valores redondos, na folha do mês seguinte vc fara os descontos relativos aos arredondamentos da folha anterior. Quanto aos lançamentos, faço igualmente nossa amiga Regina.
Abraços.

Marcelo Perillo
Enio

Enio

Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 25 agosto 2008 | 12:11

Caro Colegas

Quando contabilizo o arredondamento faço da seguinte forma.

Debito Arredondamento de Salários (AC) na mesma conta de adiantamento de salários; e
Credito Salários e Ordenados a Pagar (PC) : Pois trata se de um adiantamento e será descontado na folha do mês seguinte ;

No mês seguinte;

Debito Salarios e Ordenados a Pagar (PC); e
Credito Arredondamento de Salários (AC).

Desta forma não gera despesas, já que é um adiantamento e não despesas.

Obrigado

JOSÉ MARCOS BEZERRA

José Marcos Bezerra

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 11 março 2010 | 22:37

Olá, a todos os participantes.

Pesquisei dentro do forum contábil sobre arredondamento de salário e mesmo assim estou com a seguite dúvida:

O arredondamento de salário, tem que ser descontado necessariamente no mês seguinte ao seu pagamento??

Por enquanto

obrigado

wanderley b. rodrigues

Wanderley B. Rodrigues

há 15 anos Sexta-Feira | 12 março 2010 | 12:16

Olá, José.

Não sei se há obrigatoriedade de ser feito o procedimento no mês seguinte. Outro colega mais experiente poderá definir.

De todo modo, creio que é interessante ir fechando esses valores a cada mês. Caso contrário teria que ir lançando essas diferenças a débito e crédito e fechá-las por ex. no mês de dezembro ou quando da demissão do funcionário. Sinceramente não sei se é o correto.

Sei que não ajudei, desculpe.

ADRIANO

Adriano

Prata DIVISÃO 2 , Analista
há 15 anos Sexta-Feira | 12 março 2010 | 13:04

Bom dia José,

É como o Wanderley disse, não há uma obrigatoriedade, em relação a compensação do arredondamento, mas o mesmo deve ser feito, para pois quando o funcionário vier a se desligar da empresa, esse valor fique zerado (o arredondamento).
Pois, seria mais um controle, para nós que já temos várias outras contas para conciliar, não vejo a necessidade de não se compensar no mes posterior ao do pagamento.

Espero ter ajudado.

Adriano Sentineli

Lutar SEMPRE, Vencer TALVEZ, Desistir NUNCA !!!!!
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Domingo | 28 março 2010 | 11:22

Boa tarde Charles,

As faltas diminuem o crédito do funcionário, ou seja, quando o funcionário chega atrasado ou falta sem motivo justificado, perde parte do direito adquirido e a contabilidade que tinha apropriado o salário integral do mês inteiro (220 horas) deve ajustar o lançamento diminuindo os atrasos e os dias não trabalhados.

Isto deve ser registrado contabilmente via inversão do lançamento de apropriação da Folha de Pagamento, a débito desta e a crédito da despesa ou custo correspondente a salários ou ordenados.

Leia mais acerca do conceito de contabilização da Folha de Pagamento.

...

SILVIA FERNANDES

Silvia Fernandes

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 14:46

Prezado Charles,

A falta deve ser registrada:

Se na sua folha de pagamento o registro da falta figurar na coluna de descontos, vc deve lançar a crédito da mesma conta de despesa de salário.

Se sua folha de pagamento o registro o valor dos dias trabalhados já aparecerem deduzidos as faltas, vc automaticamente estará lançando a despesa de salário pela diferença.

Atenciosamente,
Silvia

Nota da Moderação:
Mensagem editada por ter sido redigida toda em LETRAS MAIÚSCULAS, o que é contra as Regras do Fórum

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 15:52

Boa tarde, Silvia Fernandes

Inicialmente agradeço pela suas opiniões conclusivas postadas aqui no Fórum Contábeis, pois o Fórum funciona desta maneira: trocando experiências.

Porém, ocorre que somente hoje a sua postagem anterior a esta é a segunda que edito por ter sido redigida de modo incorreto, toda em caixa alta.

Na certeza de que sua próxima mensagem será feita sem a necessidade de intervenção da moderação, agradeço pela atenção dispensada citando a regra que precisa ser atendida:

14 - Evite escrever perguntas inteiras com o CAPS LOCK ligado, isso deixa impressão que o autor está GRITANDO.
Fonte: Regras do Fórum

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
SILVIA FERNANDES

Silvia Fernandes

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 16:11

Prezado Ricardo,
Como vês, estou em fase embrionária no que diz respeito ao uso do Fórum. Não percebi que vc tinha reeditado a minha mensagem.
Como agora já sei, garanto que isto não irá acontecer mais. Neste momento já me sinto um bebê, ou seja, cresci mais um pouco com a sua colocação.
Agradecida sempre,
Silvia

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: